Infraero aplica “multa moral” sobre acessibilidade em aeroportos da Regional Nordeste

por | 14 nov, 2010 | Turismo Adaptado | 4 Comentários

A Infraero iniciou na terça-feira (19/10) uma iniciativa permanente de conscientização de acessibilidade nos estacionamentos dos aeroportos da Superintendência Regional Nordeste. Na ação, funcionários que trabalham nos estacionamento monitoram a área, observando a utilização de vagas reservadas a pessoas com dificuldades de locomoção ou mais de 60 anos, aplicando multas morais aos motoristas que desobedecerem às regras de estacionamento nestes lugares.

O aviso de multa é ilustrado com uma rosa e uma mensagem de conscientização, sem gerar nenhum dano aos veículos. Além disso, os funcionários conversam com os infratores sobre a importância da acessibilidade e do respeito a deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A mobilização segue a Política de Acessibilidade da Infraero e reforça também o trabalho de vigilância do estacionamento dos aeroportos envolvidos. A atividade envolve ainda equipes que percorrem os aeroportos da Rede para treinar as pessoas que lidam com a conscientização sobre os procedimentos e formas de tratamento para cada tipo de deficiência.

Dos nove aeroportos da Regional Nordeste, apenas o Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) não participará da ação, porque há no estacionamento do aeroporto uma guarita da Polícia Militar próxima às vagas acessíveis, reforçando a vigilância da área.

Elenilda Cunha, superintendente do Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre – Guararapes (PE), ressaltou que a conscientização promovida por esta ação ganha ainda mais relevância com a aproximação da alta temporada turística, quando aumenta consideravelmente o fluxo dos aeroportos e de seus estacionamentos. “Com esta medida educativa, buscamos garantir os direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, acrescentou a superintendente.

Os aeroportos da Regional Nordeste são: Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre – Guararapes (PE), Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho (PE), Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN), Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE), Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE), Aeroporto Internacional de João Pessoa/Castro Pinto (PB), Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna (PB), Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella (PI) e Aeroporto de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho.

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. Manoel Paiva

    Parabéns pela medida! Apelo para que as outras superintendências regionais adotem tal medida nos outros aeroportos do país. Tal medida deveria ser adotada por Shopping, Tetros, Estádios, etc.

    • Ricardo Shimosakai

      É uma medida bem legal, porém o resultado é muito pouco.Às vezes a pessoa que vê essa multa, dá risada e ainda amassa o papel e joga no chão. Tenho tentado colocar outro sistema que seja mais eficaz na prática, e como disse, não só em aeroportos, mas também em shoppings e outros locais com estacionamentos de grande porte

  2. André Luís

    Ricardo este é mais informação relevante de seu blog, alias como sempre.
    Tenho acompanhado e compartilhado.

    • Ricardo Shimosakai

      Olá André,
      Obrigado por acompanhar nosso portal, ajude a divulgar. Quanto mais pessoas compartilharem de nossas idéias, mais forte seremos e assim, seremos mais fortes para exigir nossos direitos. A picada de uma formiga pode doer um pouco, mas logo passa, mas centenas de formigas picando seu corpo pode até levar a morte.

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });