III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência – O Desenho Universal na Indústria Brasileira
Entre os dias 24 e 26 de Outubro de 2011, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo promove o III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. Este ano, o tema do evento será “O Desenho Universal na Indústria Brasileira”, tendo por objetivo discutir quanto os princípios do Desenho Universal vem influenciando as empresas brasileiras.
O conceito de acessibilidade é pedra fundamental para a inclusão da pessoa com deficiência. Porém, apesar de não estar totalmente implementado nos espaços públicos e privados, é necessário avançarmos.
Os princípios do Desenho Universal fazem uso e ampliam a visão de acessibilidade, porque trabalham outros elementos igualmente importantes. Nesse sentido, a idéia não é apenas tornar locais, produtos e serviços acessíveis, mas contemplar outras necessidades de usuários em geral, como a usabilidade, a potencialização de habilidades e a segurança.
O Desenho Universal busca contemplar, além das pessoas com deficiência, as necessidades de outros segmentos da sociedade, como o idoso, o obeso e a criança, entre outros. Com a atenção aos fundamentos do Desenho Universal trabalhamos para construir um mundo cada vez mais justo e inclusivo.
A marca do Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que este ano chega à sua terceira edição, é a organização, coordenação e realização de atividades voltadas à difusão de ajudas técnicas e tecnologias inovadoras. Este III Encontro pretende analisar e discutir em que medida os princípios do Desenho Universal vêm influenciando a indústria brasileira no desenvolvimento atual e futuro de produtos e serviços projetados para atender às mais variadas demandas por funcionalidade, usabilidade e segurança.
Neste contexto, a missão é promover o conhecimento e a adoção desses princípios, bem como, especificamente, fortalecer o setor de Tecnologia Assistiva no país, incentivando toda cadeia produtiva, da pesquisa e inovação tecnológica à fabricação e comercialização de produtos e serviços voltados ao aumento da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Para tanto, serão convidados protagonistas dos principais setores produtivos da sociedade, para apresentar suas realizações e debater sobre os esforços que devemos empreender para ampliar o impacto do Desenho Universal no Brasil. Como nas edições anteriores, haverá Seminário Internacional e Exposição de produtos e serviços desenvolvidos por universidades, centros de pesquisa e empresas, brasileiras e internacionais, selecionados a partir de três critérios essenciais: (i) evidente inovação, (ii) não disponibilidade no varejo convencional, e (iii) representar avanço nos processos de reabilitação e/ou atividades da vida diária das pessoas com deficiência.
Paralelamente, as transformações pelas quais o Brasil passará nos próximos anos, tendo em perspectiva a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, representam inigualável oportunidade para conquistarmos profundos avanços sociais, rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários