I Seminário Catarinense de Turismo Acessível
FLORIANÓPOLIS, Santa Catarina, 30 de junho de 2010 – Com o objetivo de apresentar um panorama atual sobre as oportunidades de negócios relacionados ao segmento de turismo acessível e de sensibilizar a sociedade florianopolitana e catarinense sobre o tema acessibilidade, a Girus Soluções em Turismo, com o apoio do empresariado e entidades locais, realiza nos dias 13 e 14 de setembro, o I Seminário Catarinense de Turismo Acessível. O evento será realizado no Centrotur da Associação de Ensino de Santa Catarina – ASSESC, e deverá contar com palestrantes que abordarão temas como: legislação e normas de acessibilidade, atendimento as pessoas com deficiência, empreendimentos acessíveis/adaptados, entre outros.
O Turismo Acessível é um nicho de mercado em grande crescimento em todo o mundo e que vem recebendo bastante atenção, principalmente nos países desenvolvidos, como França, Espanha, Estados Unidos e Canadá, os quais buscam criar um diferencial competitivo no mercado turístico mundial. No Brasil, estima-se (IBGE, 2000) que 14,5% da população possui algum tipo de deficiência, ou seja, aproximadamente 24,5 milhões de brasileiros. Além disso, aponta que 14 milhões de pessoas são idosas, portanto podem apresentar também algum tipo de necessidade especial e representam mais 8,6% da população. A previsão da mesma fonte é que mais de 15% da população brasileira deverá ter mais de 60 anos em 2025.
Apesar destes dados e da percepção sobre o potencial de crescimento do Turismo Acessível em todo o mundo, pouco tem sido realizado de fato no Brasil. Todo o arcabouço para a implementação da acessibilidade turística está definido pela norma ABNT-NBR9050 e por diversas leis e decretos de âmbito federal, estadual e municipal. Ainda assim, poucos são os destinos turísticos que estão se adequando as exigências legais e as normas de acessibilidade.
Neste contexto, Florianópolis tem um papel de destaque, haja vista que é um dos principais destinos turísticos do país, além de ser um dos 65 municípios indutores do turismo, de acordo com o Ministério do Turismo – MTUR. Por apresentar uma ampla oferta de praias, praças e parques no território do município, a adaptação destas áreas para o usufruto dos portadores de necessidades especiais, criará uma vasta diversidade de atrativos que poderão ser utilizados com conforto por este nicho de mercado, o que gerará uma maior demanda para o município e ao mesmo tempo estimulará o empresariado a adaptar seus estabelecimentos para se adequarem às necessidades deste público.
No intuito de sensibilizar e de apresentar um panorama sobre as oportunidades deste segmento, o I Seminário Catarinense de Turismo Acessível contará com a presença dos seguintes palestrantes: Dada Moreira, Edison Passafaro, José Fernandes Franco, Michael Golo, Ricardo Shimosakai e Eduardo Hitaka. Os palestrantes abordarão os temas relacionados ao atendimento de pessoas com deficiência, mercado de turismo acessível, políticas para a implantação de turismo acessível, normas da ABNT, além de cases do município de Socorro/SP, destino referência do Ministério do Turismo no segmento turismo acessível.
O evento tem como públicos-alvo acadêmicos dos cursos de turismo, gastronomia, administração e arquitetura; profissionais do trade-turístico; representantes de entidades de classe do turismo; servidores públicos envolvidos com a área do turismo, urbanismo, esporte e cultura; e demais interessados em turismo e acessibilidade.
O evento tem o patrocínio do Hotel Mercure Apartments Florianópolis Itacorubi e o apoio da ASSESC, Don Zepe Hotel, Restaurante Ostras e Ostras Coisas. Tem ainda o apoio institucional do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte – SOL.
As inscrições já estão sendo comercializadas ao valor de R$ 220,00 para profissionais, com desconto de 15% até 15 de agosto. Estudantes, pessoas portadoras de deficiência, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e professores são beneficiados com a política de meia-entrada. Os alunos da ASSESC devem realizar suas inscrições na coordenadoria de turismo da instituição e os demais interessados devem realizar as inscrições através do site: www.turismoacessivelsc.com.br/.
Inscrições de Trabalhos
Com objetivo de estimular apresentação de propostas que contribuam para o desenvolvimento do Turismo, em especial o de Santa Catarina, os trabalhos científicos serão aceitos após apreciação e indicação por comissão examinadora designada para esta finalidade. Ver regulamento aqui.
Veja a programação completa do evento, clicando Programação
Associação de Ensino de Santa Catarina – ASSESC
Rodovia SC-401, 407 – Bairro Itacorubi – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3202-6000
www.assesc.edu.br
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários