I Congresso Paraolímpico Brasileiro – rumo às Paraolimpíadas 2016
Entre os dias 17 e 20 de novembro na cidade de Campinas (SP), será realizado o 1º Congresso Paraolímpico Brasileiro, promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), – através da Academia Paraolímpica Brasileira (APB) e em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – o evento receberá em torno de 500 participantes, entre profissionais do esporte e saúde, professores e estudantes, e contará também com a presença de palestrantes de alto nível ligados diretamente ao Comitê Paraolímpico Internacional.
Os três cursos com convidados internacionais – Colin Higgs do Canadá, Marco Cardinale da Itália e Peter Van de Vliet do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) –, sobre o processo de formação de jovens atletas, princípios de treinamento e princípios da classificação funcional, já estão com as vagas esgotadas. Mas há também os mini cursos de modalidades, que acontecerão durante o evento, com 150 vagas cada.
“Essa é mais uma das iniciativas efetivas da Academia Paraolímpica Brasileira”, destaca o presidente do CPB, Andrew Parsons.
“A grande procura é uma prova de que havia uma demanda de eventos desse tipo, que discutam cientificamente o esporte paraolímpico, principalmente chancelado pelo CPB. Certamente dos trabalhos e discussões do Congresso sairão muitos caminhos interessantes para o Esporte Paraolímpico.”
Durante todo o evento, serão realizadas palestras, minicursos e mesas-redondas. Todas as discussões têm como objetivo despertar a reflexão sobre o grande momento que vive a modalidade na atualidade, principalmente com a aproximação das Olímpiadas Paraolímpicas que acontecerão no Brasil em 2016, além da importância de se valorizar a pesquisa sobre o assunto e de se garantir a criação de espaços para divulgação desses estudos.
Paralelamente à parte acadêmica, o Congresso oferece também uma feira para exposição de livros e artigos esportivos. Dentre todas as exposições, estarão os equipamentos da linha APADEF (Academia para Pessoas com Deficiência Física), desenvolvidos e produzidos com exclusividade pela Physicus Equipamentos Esportivos. Alguns dos aparelhos funcionam sobre uma plataforma na qual o usuário se instala com a cadeira de rodas, que é travada através de um sistema próprio para melhor execução dos exercícios. No movimento, a plataforma onde está apoiada a cadeira irá elevar-se com o cadeirante e durante o exercício é utilizado o peso do próprio corpo do usuário. Além dessas facilidades, todas as máquinas possuem adesivos explicativos que também abrangem os deficientes visuais, já que são escritos na linguagem Braile.
Durante o Congresso, os participantes poderão conhecer todos esses equipamentos, além de adquirir mais informações sobre as modalidades esportivas paraolímpicas e sobre a importância de se descobrir e valorizar os talentos de todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários