Guadalajara no México está quase pronta para receber os Jogos Parapanamericanos
Facilitar. Essa é a palavra de ordem do Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara.
Segundo Jorge Bermejo del Villar, subdiretor da pasta, a Vila Parapan-Americana sofrerá intervenções pontuais para os Jogos no México. “Teremos um edifício especial para atletas que tenham maior dificuldade de locomoção.”
Bermejo aguarda ainda a homologação da câmara dos deputados local para cessão de 110 carros que apoiarão no traslado dos atletas durante a maior competição paraolímpica das Américas. “Estamos no prazo limite para a compra dos veículos que ajudarão no desenrolar do evento. Esperamos que não haja objeções para poder oferecer o melhor serviço”, afirmou o dirigente, que estuda também posicionar uma equipe especializada para ajudar no deslocamento dos deficientes visuais.
Mais recentemente, representantes dos Comitês Paraolímpicos de todo continente americano aprovaram as instalações esportivas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Os Chefes de Missão registraram os progressos e adaptações de acessibilidade na Vila do Pan, assim como o acesso fácil para as pessoas com deficiência.
Dirigentes de 11 países junto com pessoas do Comitê Organizador do Pan 2011 (COPAG) participaram de um tour pela infraestrutura do evento. Eles passaram pelo estádio de atletismo, de tiro com arco e hóquei, centro aquático e complexo de tênis. Os Jogos Parapan serão realizados nos mesmos estádios utilizados para o Pan.
O estádio de atletismo foi um dos destaques da apresentação. O arquiteto e gerente de projetos do COPAG, Alan Ángel, guiou os representantes pela construção, que estará concluída no mês de agosto. O estádio comporta 6 mil e 500 espectadores, mas para os Jogos Pan-americanos e Parapan, será aumentada a capacidade para 9 mil pessoas com a instalação de arquibancadas temporárias.
Na última quinta-feira, começou a montagem das 16 estruturas de suporte o teto da arquibancada. O peso de cada uma delas oscile entre 47 e 53 toneladas. O arco de aço que vai suportar o telhado pesa 200 mil toneladas e é o maior da América Latina, com um comprimento de 310 metros e uma altura de entre 28 e 33 metros.
Segundo Javier González, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, a disputa em solo mexicano certificará o recorde de atletas inscritos em três edições. “Estou muito confiante que os Jogos do México terão o maior número de participantes que este continente já viu.”
O Parapan do Rio de Janeiro, em 2007, ainda registra o recorde de assiduidade, com 1.300 paraatletas. Os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara serão disputados entre os dias 19 a 27 de novembro.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ae1XGhi0Snk]
Fonte: Terra
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
oiiii
eu queria saber qual o comprimento da quadra de atetismo!!!!
trabalho de educaçao fisica!!!!
No paradesporto, geralmente são mantidas as regras e os equipamentos que se utilizam no esporte convencional. Então no atletismo, as instalações utilizadas para o Panamericano, serão as mesmas para o Parapanamericano. As adaptações gralmente são pessoais, como a cadeira d=que se utiliza para o lançamento de peso, o guia utilizado pelo corredor com deficiência visual, e assim por diante