Ford Sinta a Visão. Janela para deficientes visuais “sentirem” a paisagem.
A janela possui uma câmera embutida que, com o apertar de um botão, fotografa a vista além dela. A foto é transformada em uma imagem em escala de cinza de alto contraste e reproduzida através de pequenos LEDs incorporados no vidro.
Enquanto esta reprodução é invisível a olho nu, os LEDs fornecem feedback tátil, vibrando em diferentes intensidades correspondentes a diferentes tons de cinza – quanto mais branca a cor sob as pontas dos dedos, maior a intensidade da vibração. Existem 255 níveis de vibração disponíveis.
Além disso, a janela inteligente vem com um assistente de voz que, através do sistema de áudio do carro, fornece informações contextuais sobre a vista ao redor.
“Procuramos melhorar a vida das pessoas e esta foi uma oportunidade fantástica para ajudar os passageiros cegos a experimentar um grande aspecto de dirigir”, disse Marco Alù Saffi, porta-voz da Ford da Itália. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples – e pode transformar jornadas mundanas em jornadas verdadeiramente memoráveis.”
Sinta a visão une-se a um crescente campo de novos designs que aproveitam a tecnologia para oferecer às pessoas com deficiência visual mais formas de “ver” o mundo ao seu redor. O campo é de particular interesse para os fabricantes de automóveis, que, com o surgimento de veículos autônomos, poderão em breve projetar produtos para pessoas que antes eram excluídas da direção devido a deficiências.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
0 comentários