Ford Sinta a Visão. Janela para deficientes visuais “sentirem” a paisagem.
A janela possui uma câmera embutida que, com o apertar de um botão, fotografa a vista além dela. A foto é transformada em uma imagem em escala de cinza de alto contraste e reproduzida através de pequenos LEDs incorporados no vidro.
Enquanto esta reprodução é invisível a olho nu, os LEDs fornecem feedback tátil, vibrando em diferentes intensidades correspondentes a diferentes tons de cinza – quanto mais branca a cor sob as pontas dos dedos, maior a intensidade da vibração. Existem 255 níveis de vibração disponíveis.
Além disso, a janela inteligente vem com um assistente de voz que, através do sistema de áudio do carro, fornece informações contextuais sobre a vista ao redor.
“Procuramos melhorar a vida das pessoas e esta foi uma oportunidade fantástica para ajudar os passageiros cegos a experimentar um grande aspecto de dirigir”, disse Marco Alù Saffi, porta-voz da Ford da Itália. “A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples – e pode transformar jornadas mundanas em jornadas verdadeiramente memoráveis.”
Sinta a visão une-se a um crescente campo de novos designs que aproveitam a tecnologia para oferecer às pessoas com deficiência visual mais formas de “ver” o mundo ao seu redor. O campo é de particular interesse para os fabricantes de automóveis, que, com o surgimento de veículos autônomos, poderão em breve projetar produtos para pessoas que antes eram excluídas da direção devido a deficiências.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários