Galera do Click ensina fotografia para jovens com síndrome de Down
A Galera do Click é um projeto que ensina fotografia para jovens com síndrome de Down. A inspiração para juntar essa galera na arte de conservar um momento em uma imagem veio de um jovem chamado Felipe, de 24 anos. ‘Fê’ é o filho do meio da fotógrafa Sandra Reis e é também o primeiro judoca faixa preta com síndrome de Down de São Paulo. “Felipe foi criado na ‘utopia da inclusão’: escola regular, academia de treino regular, mas quando chegava o final de semana e os amigos iam se divertir, não havia convites para ‘diferentes’ como ele”, conta Sandra. Como ela passava os finais de semana trabalhando, decidiu ensiná-lo a fotografar, para que pudesse acompanhá-la nos eventos.
Nesses lugares públicos, pais e mães de outros jovens com Down se surpreendiam com a habilidade demonstrada por Felipe ao manejar a câmera. “Basta ter alguém que os ensine”, explicava Sandra. Foi então que há 4 anos ela teve um “click” e decidiu dar aulas para esse público em seu estúdio. Ao mesmo tempo que “empoderava” jovens com a mesma condição genética de seu filho, ela ampliava a todos a possibilidade de ter um hobbie ou conhecimento a mais que poderia se tornar uma profissão, e amizades para se sentirem, de fato, incluídos.
O primeiro trabalho foi um calendário do ano de 2014, com os próprios alunos posando nas fotos. Eram 20 ao todo e mais um bebezinho. Hoje 69 jovens alunos compõem a simpática Galera do Click e já preparam o Calendário 2018. Sandra trabalha de forma voluntária, as famílias que podem colaboram com R$ 25,00 ao mês para despesas com limpeza, manutenção de equipamentos etc. Mas a conta não fechava e, devido ao grande número de alunos, veio a necessidade de estruturar melhor o espaços como banheiros, comprar novos equipamentos, remunerar monitores e dar sustentabilidade ao projeto. “A fim de captar recursos estruturei uma ONG através da qual buscarei eventos empresariais para palestras e, principalmente, para que a Galera do Click possa fotografar profissionalmente e mostrar o bonito trabalho que fazem”.
Conheça mais sobre o projeto no Facebook Galera do Click ou no site: www.galeradoclick.org
Capa do Calendário 2017, produzido pela Galera do Click
Fonte: Camara Inclusão
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários