Futebol para cegos aproxima Urece e Fundação Tottenham Hotspur

por | 23 jun, 2011 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

A mais internacional de todas as associações que trabalham com o paradesporto no Brasil, a Urece Esporte e Cultura anunciou uma parceria inédita no futebol para cegos no país. Trata-se de um acordo com a Fundação Tottenham Hotspur, chancelada pela Premier League inglesa, que prevê a troca de experiências no desenvolvimento desta modalidade em dois continentes. O evento de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (22 de junho de 2011), no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

Estiveram presentes o vice primeiro-ministro britânico Nick Clegg, o ministro da educação britânico Jeremy Hunt, o embaixador da Inglaterra no Brasil, o prefeito do Rio Eduardo Paes, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) Andrews Parsons, entre outras autoridades.

O evento começou às 9 da manhã, com apresentação da equipe de goalball da Urece, atual vice-campeã brasileira da modalidade. O jogo será aberto à participação de crianças da comunidade, que terão o primeiro contato com o paradesporto. Após o jogo, será feito o anúncio oficial da parceria pelo diretor da Urece, Gabriel Mayr. A festa será coroada com uma partida amistosa de futebol para cegos, entre atletas da Urece, com uma equipe vestida com a camisa do Tottenham Hotspur.

“O Brasil é o quinto maior país do mundo e uma das economias que mais cresce globalmente. Além de possuir laços históricos com o Reino Unido, os interesses em comum como sedes das Olimpíadas e Paraolimpíadas aumentam os elementos de conexão entre os dois países. Eu espero ansiosamente por essa visita e também busco explorar oportunidades que possam aprofundar nossa parceria cultural e esportiva”, disse Jeremy Hunt, ministro da educação britânico.

Convidada pela Premier League e pela Câmara Britânica, a Tottenham Hotspur Foundation estará no Brasil entre 20 e 23 de junho para desenvolver dois projetos no Rio de Janeiro, sendo um deles com a Urece Esporte e Cultura. A parceria entre os dois clubes prevê o compartilhamento das melhores experiências para maximizar oportunidades ao jogador de futebol cego e para fomentar o esporte nos dois continentes. Numa segunda etapa, a Urece visitará Londres, onde, além de reunir-se com outros clubes de futebol britânicos, também dará workshops para o aperfeiçoamento de profissionais locais em técnicas de treinamento para o futebol de cegos. A equipe inglesa, inclusive, recentemente iniciou as atividades do seu próprio time de futebol para cegos.

O maior responsável pela parceria foi o professor da Urece e diretor de projetos Gabriel Mayr. Seu trabalho junto a instituições inglesas que trabalham com pessoas com deficiência visual e, sobretudo, com a seleção inglesa de futebol para cegos abriu as portas para esta parceria. “Claro que é uma excelente notícia, a Urece está sendo reconhecida pelo seu trabalho e pela excelência e qualidade do que desenvolvemos. Mas eu considero também isso como um começo, já que muitas outras portas se abrirão para nós”, ele celebra.

Quem é a Urece?

A Urece Esporte e Cultura é uma associação sem fins lucrativos que vem se notabilizando pelo desenvolvimento de iniciativas pioneiras, que promovem o paradesporto e a pessoa com deficiência. Assim, através de uma gestão pioneira e de projetos inovadores, buscamos iniciativas que promovam a pessoa com deficiência, bem como as atividades por ela praticada. Entre os principais projetos estão o Esquiando no Escuro, que fez de Marcos Lima o primeiro cego brasileiro a esquiar, a criação da primeira equipe de futebol para mulheres cegas do continente tema de reportagem exibida pelo Jornal Nacional, entre outros.

Fonte: Urece

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });