
Foto de passageiro obeso em avião obriga companhia a se explicar
A imagem de um passageiro obeso espremido numa poltrona da classe econômica reacendeu o debate nos Estados Unidos sobre como as empresas aéreas lidam com o grande número de passageiros acima do peso. A foto, postada num blog sobre aviação, e publicada no site do inglês “Daily Telegraph”, foi tirada por um dos clientes para ilustrar a dificuldade da empresa em acomodar os passageiros em seus assentos.
Não está claro, segundo o jornal, se o passageiro está consciente de que sua foto foi tirada ou se o vôo, um avião de carreira da American Airlines, decolou com o passageiro com metade do corpo para fora do assento. Segundo o “Telegraph”, algumas empresas aéreas já oferecem cintos de segurança maiores para passageiros acima do peso em cumprimento a normas de segurança, mas boa parte dos vôos de carreira insistem para que passageiros obesos comprem uma poltrona extra.
A americana Southwest tem uma política que orienta os passageiros que não se encaixam entre os dois braços das poltronas a comprar um segundo bilhete que é reembolsado caso o voo não esteja cheio. A American Airlines não tem uma regra, mas pede aos passageiros para “identificar, antes do horário do voo, se precisará de dois assentos”.
A imagem, aparentemente feita num Boeing 757, foi postada no blog sobre aviação “Flightglobal”, do escritor Kieran Daly. O autor do blog disse ao diário inglês que a foto foi enviada para ele com “absoluta garantia de que é genuína por um comissário de bordo da American Airlines”.
Em um comunicado, a empresa afirmou que “não poderia ainda confirmar se a imagem foi feita ou não por algum membro da tripulação do voo” e que vai “investigar a situação internamente para determinar se algumas das políticas da empresa não foram corretamente aplicadas”.
“A American Airlines tem entre suas principais preocupações a segurança e o conforto dos seus passageiros e tripulações e, consequentemente, passageiros são orientados a reservar dois assentos se eles sabem que vão precisar. Se o voo não estiver lotado, todavia, as necessidades destes passageiros são atendidas sem custos, sempre que possível”, diz a empresa.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
De scooter pelo mundo: Os perrengues de um viajante PCD
De scooter pelo mundo. As aventuras, dificuldades e prazeres das viagens a diferentes países por José Luis Araújo.
E esse não é o único problema de acessibilidade em aviões. Não há sanitários adaptados para cadeirantes! O símbolo de acessibilidade está na porta dos banheiros, mas é impossível o uso por um cadeirante!
Se o serviço não consegue nos atender plenamente, e o banheiro é um ítem essencial, então a tarifa da passagem também deveria ter um desconto. Não acho justo pagar pela mesma tarifa que outros, se a gente não tem os mesmos direitos