Pesquisadores do grupo Fluid Interfaces do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um anel inteligente que possibilita aos deficientes visuais a leitura de textos impressos ou digitais – não escritos com o alfabeto Braille.
O FingerReader (dedo leitor, em português) traz uma pequena câmera de vídeo acoplada a um software especial que, ao ser apontada para o texto, lê as palavras em voz alta. Ele não requer o auxílio de aparelhos externos como fones, tablet ou smartphone. Basta apontá-lo para cada frase que seus auto-falantes narram as informações descritas nas letras.
Para que seus usuários mantenham o dedo em movimento retilíneo, o dispositivo possui um sensor que responde com pequenas vibrações quando o usuário afasta o dedo para baixo ou para cima da linha base do livro. Ele ainda é capaz de realizar tradução simultânea, podendo ser utilizado em publicações de língua estrangeira.
Por enquanto o produto ainda é um protótipo, contudo, certamente representa um grande avanço na inclusão de deficientes visuais no mercado da leitura em massa, tendo em vida que as produções escritas em Braille são limitadas, bem como são pouco difundidas.
http://youtu.be/u7pwr_xmGUQ
Fonte: administradores
Sensacional!!! Mais uma vez parabenizo pelas publicações. Abç Ricardo.
Obrigado Maristela! Grande abraço com carinho
Oi! Boa Noite! Sou leitora “TURISMO ADAPTADO”. Gostaria de ler e ver publicado no TURISMO ADAPTADO uma reportagem sobre turismo para pessoas portadoras de deficiência auditiva. É possível??? Muito obrigada pela atenção, Aguardo retorno, Daisy
Date: Thu, 1 May 2014 14:00:42 +0000 To: [email protected]
Olá Daisy,
Tentamos fazer o melhor possível. Coletamos notícias em todo o mundo, mas realmente as iniciativas para pessoas com deficiência auditiva não são muitas. Por outro lado, a Turismo Adaptado está elaborando viagens para esse público, pois agora somos uma operadora de viagens também!
Republicou isso em arte para invisuais.