Pesquisadores do grupo Fluid Interfaces do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um anel inteligente que possibilita aos deficientes visuais a leitura de textos impressos ou digitais – não escritos com o alfabeto Braille.

O FingerReader (dedo leitor, em português) traz uma pequena câmera de vídeo acoplada a um software especial que, ao ser apontada para o texto, lê as palavras em voz alta. Ele não requer o auxílio de aparelhos externos como fones, tablet ou smartphone. Basta apontá-lo para cada frase que seus auto-falantes narram as informações descritas nas letras.

Para que seus usuários mantenham o dedo em movimento retilíneo, o dispositivo possui um sensor que responde com pequenas vibrações quando o usuário afasta o dedo para baixo ou para cima da linha base do livro. Ele ainda é capaz de realizar tradução simultânea, podendo ser utilizado em publicações de língua estrangeira.

Por enquanto o produto ainda é um protótipo, contudo, certamente representa um grande avanço na inclusão de deficientes visuais no mercado da leitura em massa, tendo em vida que as produções escritas em Braille são limitadas, bem como são pouco difundidas.

http://youtu.be/u7pwr_xmGUQ

Fonte: administradores

" });