Filme baiano é selecionado para festival de cinema voltado para obras com acessibilidade
O curta-metragem de animação “Òrun Àiyé: a Criação do Mundo”, dirigido pelas cineastas baianas Jamile Coelho e Cintia Maria, foi selecionado para integrar a mostra competitiva do Festival VerOuvindo, que acontece entre 21 e 20 de abril, no Recife (PE).
O festival é voltado para filmes com acessibilidade comunicacional e premiará as obras com melhor locução e audiodescrição. “Òrun Àiyé”, que estreou em Salvador em janeiro de 2016, utiliza a técnica de stop motion para mostrar a jornada de Oxalá em sua grande missão, a criação do mundo. “Nós pensamos em contar essa história da cultura iorubá da maneira mais inclusiva possível. Por isso, buscamos incluir recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legenda para surdos e ensurdecidos”, conta a diretora Jamile Coelho.
Além disso, a animação está disponível em seis idiomas: português, inglês, francês, espanhol, yorubá e Língua Brasileira de Sinais. O roteiro de audiodescrição é de Bárbara Carneiro, com revisão de Sandra Farias. Já a legenda para surdos e ensurdecidos é assinada por Erivaldo Marinho.
O filme já recebeu prêmios de Melhor Animação da Diáspora Africana, no Silicon Valley African Film Festival (Califórnia/EUA); Melhor Animação, no Largo Film Awards (Genebra/Suíça); e Melhor Direção de Arte, no Festival de Cinema de Três Passos, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Jornal de Belmonte
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários