FIFA apoia os Jogos Olímpicos Especiais
O novo escritório da Special Olympics Suíça, associação que oferece programas esportivos para pessoas com deficiência mental, foi inaugurado nesta segunda-feira, 20 de junho de 2011, no estádio Letzigrund em Zurique.
A inauguração foi a ocasião perfeita para desejar boa viagem e boa sorte à delegação que irá representar a Suíça nos próximos Jogos Olímpicos Especiais, que acontecem em Atenas (Grécia) de 25 de junho a 4 de julho de 2011. O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, e várias personalidades do esporte e da política estiveram presentes ao evento. O principal dirigente da entidade máxima do futebol mundial conversou longamente com os atletas e as famílias, e até jogou tênis de mesa.
“O esporte ocupa um lugar especial”, disse Blatter, afirmando que a atividade esportiva “conecta os povos do mundo inteiro” e “permite atingir objetivos e ser reconhecido”, além de oferecer “diversão e a alegria” a quem o pratica. Mas, segundo o presidente da FIFA, “não se deve esquecer de uma coisa: o fair play”. O dirigente terminou seu discurso desejando boa sorte à delegação Suíça.
A viagem dos suíços começará pela cidade de Patras, onde a delegação terá quatro dias de adaptação. Em seguida, os atletas irão se dividir em três locais diferentes, “devido às distâncias entre os diferentes equipamentos esportivos”, explicou Aldo Doninelli, chefe da maior delegação já enviada pela Suíça aos Jogos. Para ele, isso prova que o evento está crescendo nos últimos anos.
“Estamos bem confiantes, pois tudo está dando certo para a nossa equipe”, comemorou Doninelli. “Os atletas estão serenos e isso é o mais importante para nós”, completou o dirigente, que destacou, ainda, o crescimento que o evento vem tendo nos últimos anos.
O Special Olympics é o maior programa de esportes do mundo para pessoas com deficiência mental. A associação, criada nos Estados Unidos em 1968 por Eunice Kennedy Shriver (irmã do ex-presidente John F. Kennedy), está presente em mais de 170 países.
Os Jogos Olímpicos Especiais são realizados a cada quatro anos — eles alternam-se entre Jogos de Inverno e Jogos de Verão, de dois em dois anos. A competição é o maior evento da Special Olympics, e os números para Atenas 2011 impressionam. A organização contará com 7,5 mil atletas, representando 185 países; 22 disciplinas esportivas sendo disputadas em 30 locais de competição; 25 mil voluntários; 2,5 mil técnicos; e 3 mil oficiais e árbitros. A delegação Suíça conta com 71 atletas e 30 treinadores.
Desde 2005, a FIFA, por meio da iniciativa Football for Hope, apoia ativamente a Special Olympics. Na África, dez programas da entidade utilizam o futebol como uma ferramenta de integração para portadores de deficiência mental. Além disso, um dos centros Football for Hope (da campanha “20 Centros para 2010”), na comunidade de Katutura, em Windhoek (Namíbia) é especialmente dedicado ao trabalho da Special Olympics.
Fonte: FIFA
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários