Festival Imaginarius mais acessível em 2017
O projeto “Imaginarius Acessível” tem como base a política estratégica do Município para a melhoria permanente das condições de acesso físico, social e intelectual à oferta cultural.
No âmbito deste projeto, financiado pelo Turismo de Portugal, o festival vai reforçar algumas das ferramentas já utilizadas em edições anteriores e implementar outras ainda pouco utilizadas em eventos no espaço público, seja ao nível dos conteúdos seja de barreiras físicas.
Para garantir a acessibilidade à programação e ao recinto, o festival vai reforçar os conteúdos disponíveis em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e alargar os suportes disponíveis em braile. A introdução de audiodescriação em alguns dos espetáculos, a promoção de atividades com interpretação LGP e a definição de áreas de visibilidade preferencial para público com mobilidade condicionada em cerca de 30% da programação do festival são algumas das ações a implementar nesta edição, para além do reforço das condições de acessibilidade do recinto.
Com a implementação deste projeto – que se pretende que tenha continuidade e seja transversal a outros eventos do Município – o Imaginarius será cada vez mais um espaço privilegiado de acesso a conteúdos no domínio das artes de rua em Portugal, com uma garantia integrada de acessibilidade.
Na base do projeto “Imaginarius Acessível” esteve a conferência “Acessibilidade em Festivais Artísticos”, organizada pelo Município de Santa Maria da Feira, no âmbito do Imaginarius 365, que debateu boas práticas de acessibilidade nos festivais e grandes eventos e a experiência adquirida ao nível da LGP nas últimas edições do festival.
Organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o festival Imaginarius realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Mais informação em www.imaginarius.pt.
Fonte: Cidades Online
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários