Festival de Inverno de Itabira oferece oficina para pessoas com deficiência
Na tarde de 11 de julho, começou a oficina “Deficiências à parte, emoções na arte”, voltada ao público com necessidades especiais. O encontro acontece na Associação Ocupacional e Assistencial dos Deficientes de Itabira (Aoadi) e é ministrado pela artista plástica e coordenadora da oficina, Christine Vianna Algarves, como parte da programação do 37º Festival de Inverno de Itabira.
Os trabalhos são feitos por 12 participantes, dentre eles alunos com deficiência visual, cadeirantes, pessoas com baixa visão, dificuldades na fala e deficiência mental leve. Os materiais utilizados nas aulas são: papel, jornal, cola, pinturas, argila e gravuras.
De acordo com coordenadora, o objetivo da oficina é inserir pessoas com certo grau de deficiência no processo de aprendizagem, oferecendo-lhes oportunidade de desenvolver habilidades. “É uma oportunidade de eles aprenderem a manipular os materiais e desenvolver a criatividade. Eles ficam bem concentrados no trabalho”, informou Christine.
As aulas têm duração de cinco dias. Depois os trabalhos executados pelos alunos serão expostos na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no próximo dia 15 de julho, pela manhã.
A 37ª Edição do Festival de Inverno de Itabira será realizada de 10 a 24 de julho, quando o município será palco de um grande evento que reunirá shows musicais, além de apresentações de teatro, dança, artes plásticas, cinema e vídeo, fotografia, artesanato e palestras.
De acordo com a superintendente Marília de Souza Ramos, o festival vem se renovando em estrutura, dessa vez agregando Cultura Popular a Arte Primitiva, tema 2011 do maior evento cultural da cidade. “Teremos atrações da melhor qualidade num ambiente que não tem em outro lugar. Temos que reconhecer a firmeza do governo municipal que tem assegurado a qualidade dos festivais de Itabira nestes 37 anos. Claro destacando o apoio primordial da mineradora Vale”, destacou Marília Ramos.
Este ano, o Festival vai homenagear a juventude com nomes consagrados da Música Popular Brasileira como o cantor Emílio Santiago, que abre o evento no dia 10, com show em praça pública (Acrísio Alvarenga), às 21h, a banda de rock Tianastácia, além da cantora e interprete Mart’nália que apresentará o seu mais novo show “Mart’nália em África”, no encerramento do festival no dia 24, na concha acústica do Pico do Amor, no bairro Campestre (Veja aqui a programação completa).
Com a expectativa de um grande Festival, Itabira se torna mais do que nunca um dos melhores destinos de turismo de Minas Gerais neste período. O festival movimenta os hotéis e os restaurantes ficam lotados. Além do turismo, toda a população ainda tem acesso à cultura. E nunca é demais lembrar, as atrações são todas gratuitas.
HORÁRIOS
Como nos anos anteriores a pontualidade é outra marca importante do festival. Os shows começam nos horários agendados, e nesta edição por determinação do Ministério Público Municipal, todos as apresentações em locais abertos, sobretudo na área central, terminarão às 23h.
DIVULGAÇÃO AGENDA
Além de página do festival na Internet a agenda do evento será divulgada pelo “Homem Banda”, que percorrerá diversos bairros anunciando as atrações do dia.
Fonte: DeFato Online
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários