Pensando em garantir que os destinos e equipamentos turísticos sejam acessíveis a todos,a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realiza entre os dias 27 de maio e 03 de junho, uma série de capacitações gratuitas voltadas à acessibilidade para o trade turístico de Fernando de Noronha. Mais de 34 estabelecimentos, entre pousadas, empresas de receptivo e equipamentos,bares e restaurantes serão beneficiados pela iniciativa.
Durante os treinamentos práticos, os palestrantes criam situações que acontecem corriqueiramente quando uma pessoa com deficiência física, auditiva ou visual é recepcionada ou atendida nos estabelecimentos, apontando as falhas encontradas. Nas palestras são passadas informações importantes e as melhores maneiras de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com a sua necessidade.
As palestras, ministradas pelo consultor em acessibilidade, Manoel Aguiar, que é cego, e pela coordenadora do Programa Turismo Acessível, Mosana Cavalcanti, que é cadeirante, acontecem sempre nos estabelecimentos situados no entorno do projeto Praia Sem Barreiras, do Programa Pernambuco Sem Barreiras, que há mais de um ano vem garantindo momentos de lazer a todos que visitam e residem no Estado.
Para ser contemplado com a capacitação, que é gratuita, é necessário que os hotéis, pousadas, bares e restaurantes tenham o mínimo de acessibilidade. Os interessados podem entrar em contato com a unidade de Projetos Especiais, da Empetur, através do telefone 3182-8154.
Fonte: Governo do Estado de Pernambuco
Parabéns, devemos sim preocupar com as pessoas.
Todas as pessoas tem direito à uma vida digna, e a acessibilidade no turismo faz parte dessa dignidade para pessoas com deficiência