Até o dia 26 deste mês, poderá ser apreciada no Memorial do Imigrante de Vinhedo, SP, a exposição Arte Acesso, do renomado artista plástico Adélio Sarro. São 16 obras táteis, onde os visitantes, em especial pessoas com deficiência, poderão apreciar a beleza de uma pintura tocando nas telas.
A exposição nasceu da preocupação do artista com a acessibilidade e compreensão de suas obras pelas pessoas com deficiência visual. Na mostra, que já percorreu diversas capitais do Brasil e o exterior, o artista torna suas pinturas acessíveis às pessoas com pouca ou nenhuma visão, desenvolvendo um método próprio para que todos consigam perceber sua obra em braile ou pelo tato nas texturas utilizadas. As obras trazem explicações em cada tela.
O visitante poderá tatear as telas e perceber as figuras e as cores de acordo com as variadas texturas produzidas para este conjunto. “Numa pintura que explode em cores, uma pessoa cega, por exemplo, vai distinguir as massas cromáticas pelo tato”, explicou o artista, que traz em sua bagagem 42 anos de carreira, sendo mais de 20 de história profissional internacional.
“É uma das obras mais bonitas e emocionantes que já tivemos em Vinhedo. Vale a pena visitar”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
A abertura da exposição foi uma das ações culturais realizada pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Serviço:
Exposição Arte Acesso
Artista plástico: Adélio Sarro
Visitação: até 26 de setembro, de segunda a sábado, das 10h às 16h
Local: Memorial do Imigrante, localizado na Avenida dos Imigrantes s/nº, Portal
Entrada: gratuita
Fonte: Portal Novidade