Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado, está de viagem marcada, desta vez para Nova York onde ficará de 12 a 22 de maio. A intenção é explorar o nível de atratividade dos produtos e serviços turísticos desse destino, juntamente com as condições de acessibilidade e as práticas de inclusão envolvidas. Posteriormente, será elaborado um pacote turístico acessível para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possa conhecer esta grande metrópole com qualidade e segurança.
Nova Iorque está empenhada em garantir a acessibilidade para visitantes com necessidades especiais, e equipou todos os ônibus com elevadores para cadeiras de rodas e aqueles que têm dificuldade em subir escadas. Além disso, muitas estações de metro conter elevadores, rampas, sinais de exibição visual, telefones públicos acessíveis e recursos táteis e áudio em máquinas de venda automática.
Empresas de transportes privativos oferecem serviço de luxo cadeira de rodas seguro e confiável com uma experiência de mais de 20 anos. Junto com uma equipe multilíngüe rigorosamente treinada, os veículos são personalizados com elevadores para cadeiras de rodas, alta superior telhados e portas, suspensão especial, dianteiro e ar condicionado traseiro, travas cadeira de rodas e televisões com leitor de DVD.
Muitos teatros têm dispositivos sonoros infravermelho disponíveis para os deficientes auditivos. Existem também organizações com intérpretes de língua gestual para deficientes auditivos em muitos eventos culturais, incluindo exposições em museu, produções teatrais e exibições de filmes. Também existem serviços de áudio-descrição para cegos espectadores para que eles possam obter uma visualização mais detalhada das ações representadas no palco.
Os museus são acessíveis, com melhorias inovadoras em constante desenvolvimento. Para os amantes do ar livre, o Departamento de Parques e Recreação da Cidade de Nova York oferece vagas especiais de estacionamento e acesso a muitos eventos em parques em toda a cidade. Também dispõe de uma rede de centros de lazer com piscinas e ginásios em todos os cinco bairros.
Nova Iorque é conhecida mundialmente pelos seus arranha-céus e edifícios espalhados por toda cidade concentrando a maioria deles em Manhattan. Na década de 1930, muitos arranha-céus foram construídos. Primeiramente, o Chrysler Building (77 andares), finalizado em 1930. O Empire State Building (102 andares), um dos principais cartões postais da cidade, foi finalizado em 1931, e é atualmente o prédio mais alto. O Rockefeller Center (72 andares) foi inaugurado em 1940, e possui uma grande praça, famosa especialmente no inverno. Todos eles possuem acessibilidade.
Nova York também tem uma infinidade de lojas com ótimas opções e preços. Você tem a disposição grandes lojas como Barney´s, Bloomingdales, Saks, Tiffany, Chanel, Cartier e Gucci. As melhores lojas de departamento são a Barney´s, com seus 8 andares com as marcas mais famosas de todo o mundo. A Macy’s (maior loja de departamento do mundo), aqui você encontra desde roupa a utensílios para a cozinha; os brasileiros têm desconto de 11% nas compras. Além disso, também há grandes lojas de varejo chamadas Outlets e lojas especializadas em produtos, como equipamentos fotográficos, eletrônicos e diversos outros segmentos.
Esta viagem também será uma oportunidade para explorar alguns locais de grande interesse, mas pouco divulgado. Muitas informações deverão ser colhidas, e as diversas experiências serão utilizadas para realizar este trabalho, que tem como principal objetivo abrir as portas do turismo para todas as pessoas.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QYtWUbkfuG0]
Ricardo,
Sem dúvida NY está preparada para receber o cadeirante e pessoas com outras necessidades sem muitos problemas. Eu estive lá em 2007, andei muito de onibus e fui muitissimo bem recebido. Mesmo com um frio de -5º os motoristas eram cordiais, paravam o onibus juntinho a calçada, descia e vinha me auxiliar.
Ficava na rua mais de 10 horas e nunca tive dificuldades de encontrar um banheiro, mesmo que do Mc Donalds…ehehe
Com certeza vale a pena visitar essa cidade fantástica!
Abraços
Saulo
Quero vivenciar toda esse prazer que você sentiu, e poder oferecer a todos os outros companheiros que também queiram conhecer uma cidade diferenciada, pela questão dos atrativos mas também pela acessibilidade
Alguma dica de agência de turismo ou hotel acessível?
Estou pretendendo ir ano que vem, qualquer dica pra mim seria muito bem vinda 😉
A Turismo Adaptado também é uma agência de viagens. Então se quiser viajar conosco, entre em contato através do email [email protected] e veremos um pacote turístico acessível para você
beijos
Obrigada Ricardo, te mandei e-mail agora pouco.
Beijos
Olá.
Meu irmão é cadeirante e iremos à NY em maio, alugamos um carro e gostariamos de saber se há vagas de deficiente nas ruas ou shoppings. E como podemos ter direito a estacionar nessas vagas?
Ele tem a credencial de estacionamento, mas apenas com ambito nacional.
Obrigada pela atenção.
Existem vagas, porém é necessário ter um cartão de estacionamento específico, que é fornecido somente para moradores do país. Viajem através de nossa agência ou utilizem o serviço de consultoria para ter um melhor aproveitamento da viagem.