Espaço Perfume Arte + História, uma iniciativa do Grupo Boticário com recursos de acessibilidade
Uma mostra permanente e gratuita, o Espaço Perfume Arte + História tem o objetivo de registrar a história da perfumaria, de 3.000 a.C até os dias de hoje. A coleção de 500 peças históricas, divididas entre sete núcleos em 210 m², mostra a transformação das fragrâncias. Elas passaram de objeto ritualístico em seu primórdio a uma ferramenta de marketing hoje.
O acervo, composto com a colaboração de mais de 100 marcas do segmento, estimula mais do que o olfato, com imagens, cores, sons e muita informação. Já no começo da exposição, é mostrado como os egípcios deram início à perfumaria ao queimar especiarias em cerimônias para que a fumaça agradasse aos deuses. A prática explica a origem latina da palavra perfume: per (através) e fumem (fumaça).
Durante o passeio, o visitante ainda conhece a relação dos perfumes com a moda e com momentos e personalidades históricas. Faz parte da coleção um frasco de vidro datado de 1500 a.C., da célebre Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, a favorita de Napoleão Bonaparte. O francês era tão entusiasta que chegou a carregar um frasco dentro de sua bota.
O investimento de R$ 1,5 milhão, captados com patrocinadores e parceiros para a iniciativa do Grupo Boticário, resultou em um espaço verdadeiramente multimídia. Equipamentos multimídia, anúncios e comerciais antigos de perfumes veiculados em TV, rádio e mídia impressa reavivam a memória do público, e resgatam lembranças associadas às peças publicitárias.
A estrela da atração é o equipamento interativo importado da França chamado Scentys, que proporciona aos visitantes um resgate da memória olfativa, estimulando audição, visão e olfato. Scentys possui tela vertical de 32 polegadas que exibe um vídeo explicativo sobre as três partes que compõem um perfume e, enquanto o vídeo é exibido, exala fragrâncias. Inédita no Brasil, a peça foi doada pela Givaudan do Brasil, responsável também pelas fragrâncias emitidas.
Existe ainda uma seção dedicada à história e tecnologia empregada na produção dos vidros de perfumes. Frascos clássicos e premiados da perfumaria nacional estão lado a lado com um aplicativo multimídia que permite, entre outras atividades, criar um vidro de perfume com tampa e cor e nomeá-lo.
Assinado pela Base 7 Projetos Culturais, o museu foi projetado para receber pessoas portadoras de necessidades especiais de forma confortável e segura. A movimentação de cadeirantes é garantida pelas aberturas amplas e elevador. Deficientes visuais contam com recursos como legendas em braile, piso podotátil e mapa tátil do espaço. Ainda está disponível o audioguide (ou áudio guia), em inglês e espanhol para visitantes estrangeiros, disponível em português especialmente para os deficientes visuais. Vídeos legendados complementam os itens de acessibilidade, auxiliando os portadores de deficiência auditiva nos materiais multimídia.
Serviço
Horário:
terça a sábado, das 10h às 18h, exceto nas quintas-feiras, quando fecha às 20h
domingo das 12 às 18 horas.
Em todos os dias, a última entrada é feita 40 minutos antes do fechamento.
End.: R. Dr. Emílio Ribas, 110 – Perdizes
Tel.: (11) 2361-7728
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hIOPjGQh9Oc]
Fonte: São Paulo Turismo
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários