Chega ao Memorial da Inclusão, espaço cultural que fica na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a exposição temporária “Impressões Táteis” do escultor Rogério Ratão.
De 07 a 27 de outubro, os visitantes poderão tocar doze esculturas de quatro séries de diferentes momentos da trajetória do artista, produzidas entre 1994 e 2015.
O escultor e ceramista Rogério Ratão adquiriu deficiência visual quando tinha 18 anos e desde então iniciou seus estudos em escultura tomando seu corpo como principal referência para a compreensão da anatomia e sua relação com o espaço. Suas esculturas, que podem ser apreciadas pelo tato, apresentam claras influências de artistas como Victor Brecheret, Lasar Segall, Constantin Brancusi e Amedeo Modigliani.
Seu processo criativo é pautado na busca por referenciais artísticos adquiridos especialmente em visitas a museus e exposições, visando o aprimoramento de sua técnica, por meio da intensa produção, pesquisa e em sua atuação como professor de escultura de cursos para diferentes públicos no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sobre esse processo, o artista ressalta: “guardo na memória tátil todas as formas e volumes que um dia toquei e me impressionaram. A paixão pelas linhas simples, retas ou curvas, estimula meus sentidos a criar”.
Alés das visitas durante a semana, o Memorial da Inclusão abre suas portas nos últimos sábados de cada mês. Em razão do feriado de 28/10 (Dia do Servidor Público), o Memorial da Inclusão abrirá, excepcionalmente, no sábado dia 22/10, das 13h às 17h. A exposição “Impressões Táteis” ficará em cartaz até 27 de outubro. Não perca!
SERVIÇO
Exposição Temporária: “Impressões Táteis”
Período de visita: 07 a 27 de outubro
Horário: 10h às 17h – segunda a sexta
Exposição extra no sábado, dia 22/10, a partir das 13h
Local: Memorial da Inclusão – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Entrada Gratuita
Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo