Encontros no MAM/RJ exploram diferentes capacidades e limitações sensoriais
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, através do Núcleo Experimental de Educação e Arte, realiza desde março de 2011 o programa “Encontros Multissensoriais”, que reunirá pessoas cegas entre os visitantes para a partilha e a troca de experiências em torno de obras do acervo do museu. A idéia é promover encontros que explorem diferentes capacidades e limitações sensoriais, envolvendo não apenas a visão, mas também o tato, a audição e o olfato. Os encontros serão realizados no último sábado de cada mês, sempre às 15h. O ingresso é gratuito para o deficiente visual e um acompanhante.
Com os “Encontros Multissensoriais”, o MAM dá início a um programa de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O programa é desenvolvido através de colaboração entre o Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM e o Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (NUCC). Os coordenadores do programa são Guilherme Vergara, que coordena o Núcleo Experimental e o Instituto Mesa, e a Professora Virgínia Kastrup (NUCC/UFRJ), pós-doutorada no tema, que desenvolve há oito anos uma pesquisa sobre arte e deficiência.
Está sendo criada uma agenda de atividades regulares acessíveis a pessoas cegas, visando formação deste tipo de público. Num primeiro momento, os “Encontros Multissensoriais” serão realizados como parte do projeto “Território Descoberto”, que ocorre na área externa do MAM. Ao reunir um grupo de pessoas cegas entre os visitantes, a idéia é estimular a experiência tátil e multissensorial. O projeto visa o contato e a descoberta do território em sua dimensão espacial, material e semiótica através da exploração das obras expostas e dos Jardins de Burle Marx.
Num segundo momento, a proposta é a criação de um percurso tátil no MAM, por meio da seleção de obras que oferecem interesse e condições de acessibilidade pelo público deficiente visual. A seleção das obras será realizada tendo em vista características específicas que podem despertar o interesse do público deficiente visual, bem como o atendimento a condições de conservação especificadas pelo setor de museologia do MAM.
Serviço: Encontros Multissensoriais
Data: último sábado de cada mês | 15h00
Ingresso gratuito para o deficiente visual e um acompanhante.
Coordenação: Luiz Guilherme Vergara e Virgínia Kastrup
Realização: MAM Rio
Patrocínio: Petrobras e Unimed
Parceria: Instituto Benjamin Constant
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários