Discriminação a bordo. Solução rápida e inteligente.
Consta que esta história teria acontecido num vôo da British Airways entre Johanesburgo e Londres, no tempo do apartheid na África do Sul. Alguns citam o acontecimento como uma história verídica na TAM. Apesar de não haverem provas do caso, para realmente se atribuir um local ou seus personagens, é um belo exemplo para que possamos refletir.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
‘Qual o problema, senhora?’, pergunta a comissária..
‘Não está vendo?’ – respondeu a senhora – ‘vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira’
‘Por favor, acalme-se’ – disse a aeromoça – ‘infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível’.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
‘Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe’.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
‘Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável’.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
‘Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe…’
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.”
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
4 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Oi Ricardo, parabéns, gostei da forma que apresntou esse caso. Já vi diversas vezes sendo apresentado como um caso veriíico na TAM.
Olá Lucy, muito obrigado. Gosto de colocar as informações da firma mais clara e direta possível, e com conteudo de qualidade que valha a pena ser replicada. Obrigado pelo apoio!
Isso nao aconteceu na TAM e nem no Brasil, foi na American Airlines dos EUA. A TAM esta na lista das empresas que mais discriminam apenas veja quantos comissarios/as negro existem na TAM. Da para contar nos dedos…
Obrigado pela contribuição. Se fosse somente a discriminação racial o problema da TAM, mas é uma questão de inclusão social, e não só em questão dos funcionários, mas também para seus clientes.