Dicionário da língua gestual de diferentes países facilita a comunicação com surdos
Spread the sign é um Projeto Internacional do Programa Leonardo da Vinci, no âmbito da Transferência de Inovação. É apoiado pelo Fundo Social Europeu através do Departamento Internacional Sueco para a Educação e a Formação. Estamos a divulgar na internet línguas gestuais de diferentes países. Este instrumento pedagógico de auto-aprendizagem é de acesso gratuito em qualquer parte do mundo. A fantasia é o limite para este dicionário.
Inicialmente, desenvolvemos este dicionário para melhorar os conhecimentos dos nossos alunos relativamente a palavras e termos relacionados com áreas vocacionais, no intuito de ser depois mais fácil para eles a participação em programas de mobilidade com outros países. Entre Outubro de 2008 e Outubro de 2010 fizemos o upload de muitas mais palavras, relacionadas com áreas vocacionais e aumentar o tamanho do dicionário. A novidade para estes dois anos é que foram incluidos som e animações 3D. Vamos também alargar a participação no dicionário a países que não pertencem à União Europeia. O Projecto Spread the Sign está a tornar-se global.
Fazem parte as seguintes línguas gestuais nacionais: sueca (STS), inglesa (BSL), americana (ASL), alemã (DGS), francesa (LSF), espanhola (LSE), portuguesa (LGP), russa (RSL), estoniana (ESL), lituana (LGK), islandesa, letã (LSL), polaca (PJM), checa, turca (TÍD), finlandesa e japonesa (JSL). Os baby signs (gestos maternos ou maternalês) foram também incluídos neste dicionário.
É administrada pelo European Sign Language Centre (Centro de Línguas Gestuais Europeias), uma organização não-governamental e sem fins lucrativos. Embora o principal objetivo do Centro seja tornar as línguas gestuais nacionais acessíveis às pessoas Surdas, a sua maior ambição é fazer com que as línguas gestuais estejam acessíveis a Todos. Já foram desenvolvidos aplicativos para serem usados em aparelhos da Apple e também para o sistema Android.
Fonte: Spread the Sign
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários