Dia Nacional do Turismo. Panorama geral do Turismo e da Acessibilidade no Brasil.

por | 2 mar, 2012 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

No Brasil o Dia Nacional do Turismo comemora-se em 02 de Março, sendo o Turismo um fenômeno que tem sido cada vez mais discutido devido sua complexidade e abrangência, causando um grande entrave no processo de definição e conceito.

Conforme a OMT – Organização Mundial do Turismo (2008), o turismo é o fenômeno que ocorre quando um ou mais indivíduos se traslada a um ou mais  locais diferentes de sua residência habitual por um período maior que 24 horas e menos que 180 dias, sem participar dos mercados de trabalho e capital dos locais visitados.

Em relação ao Turismo Acessível, o crescimento também merece destaque no cenário nacional. Apesar de não possuir um estudo elaborado sobre essa demanda, a Turismo Adaptado tem indicadores consistentes para afirmar isso. O número de pessoas com deficiência que procuram a Turismo Adaptado com intenção de viajar, tem crescido a cada mês. Há também uma procura dos profissionais do turismo, que desejam ter mais conhecimento nessa área específica, para ampliar seu atendimento. Além disso, estrangeiros com deficiência também estão procurando o Brasil, para conhecer os encantos que nosso país tem a oferecer.

Este número poderia ser significativamente maior, se tivéssemos um trabalho mais amplo e de qualidade. Existem diversas ações pontuais, mas é preciso um planejamento mais estruturado. Por exemplo, temos alguns projetos de praia acessível implantados no litoral brasileiro, porém nesses mesmos locais, existe uma oferta muito pequena de hotéis acessíveis, transporte adaptado, além de um atendimento de qualidade para o turista com deficiência.

O percentual de brasileiros que pretende viajar cresceu 37,6%, em relação ao mesmo mês do ano passado. O destino preferido é o Nordeste, com 49,5% das indicações, e o meio de transporte mais citado é o avião, com 61%.

Os dados constam da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo. O percentual de entrevistados que pretende viajar nos próximos seis meses subiu de 25%, em 2010, para 34,4%, em julho deste ano.

O desejo da maioria dos entrevistados, 66,2%, é passear por destinos nacionais, ficando os estados do Nordeste, em primeiro lugar, e os do Sudeste, em segundo. Subiu também, de 50,8% para 62,1%, o número de pessoas que pretende se hospedar em hotéis e pousadas. O restante ficará em casa de parentes e amigos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=niFq14cNU2s]

Fonte: Ministério do Turismo 

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });