Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas
A união do setor de parques temáticos e atrações turísticas mostra mais uma vez sua força. Dia 23 de novembro, acontece o 1º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), iniciativa de responsabilidade social que tem como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade em parques e atrações turísticas de todo o Brasil.
Idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra), a ação visa a compor o maior movimento de inclusão de pessoas com deficiência. Essa foi a forma que os complexos de lazer encontraram para proporcionar a esses visitantes momentos de total conforto, tranquilidade e segurança.
Nesse dia, empreendimentos associados ao Sindepat e a Adibra estarão abertos, simultaneamente, para receber de forma gratuita entidades que atendam a pessoas com deficiência. Com programação especial, parques e atrações oferecerão sem custo a todos os participantes, lanches e refrigerantes, além do passaporte para as atrações.
“Para garantir maior conforto e total segurança durante o evento, é necessário que os deficientes estejam acompanhados de alguém indicado pela instituição, que pode ser um amigo, familiar ou monitor”, explica o presidente do Sindepat, Alain Baldacci. Além disso, os empreendimentos contarão com a ajuda de voluntários capacitados para auxiliar no atendimento aos presentes.
“A iniciativa é válida, porém é necessário melhorar os brinquedos e infra-estrutura dos parques além capacitar os funcionários para que as pessoas com deficiência possam ter o parque adequado à disposição o ano todo, somente assim realmente poderemos chamar isso de inclusão”, diz Ricardo Shimosakai. A Turismo Adaptado vem trabalhando para implantar nos parques brasileiros os conceitos praticados nos parques da Disney, onde podemos encontrar recursos de audiodescrição, brinquedos acessíveis para cadeira de rodas, intérpretes de língua de sinais, e diversos outros recursos.
Participam da ação: Hopi Hari, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet’n Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
3 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Olá Ricardo! Matéria realmente animadora esta. No entanto me lembro que o Playcenter SP, em 1983 já realizava um dia especial como o descrito aqui, todos os funcionários ficavam empenhados neste dia e recebíamos diversas entidades e organizações. Abraços
Quero fazer um trabalho em parques de diversões para torná-los mais acessíveis o ano todo, ao invés de realizarem dias especiais. Uma amiga cega já foi proibida de andar na montanha russa do Playcenter, e eu mesmo tive experiências negativas no Hopi Hari. Espero tornas estes locais num espaço para todos