Deficientes visuais iniciam curso para jurado de bateria no Carnaval de São Paulo
No último domingo (07/08) teve início o primeiro curso de formação de jurado de bateria especialmente criado para pessoas com deficiência visual. A capacitação, de três meses, foi idealizada pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) com o objetivo de formar avaliadores que se concentrem exclusivamente no som e ritmo produzido pelas escolas, sem o risco de serem influenciados por atributos visuais, como fantasias ou coreografias.
O treinamento terá três etapas: na primeira, os participantes recebem aulas teóricas de percussão; na segunda, partirão para as aulas práticas; e na terceira, vão aprender técnicas para avaliação que serão usadas durante os desfiles. A iniciativa – uma parceria entre e a Uesp e a São Paulo Turismo (SPTuris) – foi inspirada no projeto “Carnaval Paulistano: Só Não Vê Quem Não Quer”, que levou 45 pessoas com deficiência visual para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles do Carnaval de 2011.
Neste projeto, durante as 3 noites de desfile das escolas de samba do Carnaval Paulistano, havia um camarote especial no sambódromo, equipado com recursos que permitiram acessibilidade para 25 pessoas com deficiência visual e seus respectivos acompanhantes. E mais: os participantes também visitaram o ensaio de uma escola de samba e a concentração dos carros alegóricos. Veja a matéria completa sobre este projeto realizado ano passado acessando o link Carnaval Acessível de São Paulo 2011: Só não vê quem não quer
“Temos desenvolvido diversos projetos para tornar o Carnaval uma festa ainda mais acessível. Projetos como esse são importantes não só porque agregam ainda mais qualidade ao evento, mas também porque fazemos da nossa cidade mais criativa e mais inclusiva, estimulando as potencialidades de todos”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris.
Fonte: Mercado e Eventos
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários