Nesta edição, o Congresso terá como tema “Turismo de desenvolvimento: unidade na diversidade”, que trará um amplo diálogo entre pesquisadores de diferentes países, para examinar e debater sobre as estratégias que visam o desenvolvimento integral de seus atores e a luta contra a pobreza, a exploração, a discriminação e a desigualdade, apresentando as convergências e as características existentes em suas diferentes formas de fazer o turismo social, solidário, comunitário e o acessível.
No dia 10 de outubro, uma das oficinas de experiências e tecnologias sociais em turismo de desenvolvimento que acontecerão das 16h30 às 17h30, irá tratar do turismo acessível. Ela irá acontecer na Sala Ômega, e será mediada por Ricardo Shimosakai (Diretor da Turismo Adaptado). A oficina 3 irá abordar experiências e tecnologias sociais que proporcionam a superação de obstáculos, em suas variadas dimensões, para a promoção do acesso ao turismo às pessoas com deficiência.
O Congresso Mundial de Turismo Social é realizado a cada dois anos pela Organização Internacional de Turismo Social – OITS e seus parceiros locais em diferentes partes do mundo. Esta é a primeira edição do evento na América do Sul, organizada conjuntamente com o Sesc, mais antigo membro da OITS nas Américas. Confira a programação abaixo ou clique no link a seguir para ver o anexo com uma descrição completa do evento Congresso Mundial de Turismo Social – Programação Completa
Dia 9 de outubro
10h30 às 11h30
Plenária de abertura
Teatro Anchieta
11h30 às 12h30
Conferência
Turismo e desenvolvimento: uma visão crítica
A atividade turística é frequentemente apresentada como uma via direta de desenvolvimento econômico, gerando enormes expectativas com relação à criação de empregos, ao equilíbrio da balança de pagamentos e à atração de investimentos, dentre outros. A realidade, entretanto, é muito mais complexa: o turismo é um exemplo de como o crescimento econômico não significa necessariamente desenvolvimento. A conferência buscará responder sob quais circunstâncias o turismo pode ser considerado um motor de desenvolvimento
Teatro Anchieta
12h30 às 14h
Apresentação comentada de e-pôsteres
Apresentação de trabalhos científicos e institucionais, estudos de caso, tecnologias sociais e experiências exemplares que investigam os temas Direito ao turismo, Turismo e integração das comunidades locais, Turismo como ferramenta de inclusão social, Turismo e economia social e solidária, Turismo e ética, Turismo e protagonismo feminino, Turismo e migração, Turismo e diálogos norte-sul e sul-sul e Inovações e tendências no setor de viagens frente ao processo de inclusão e de desenvolvimento do turismo. Os e-pôsteres permanecerão expostos durante todo o Congresso.
Área de Convivência
15h30 às 17h30
Painel
Turismo de desenvolvimento: unidade na diversidade
A assunção do turismo como estratégia de desenvolvimento integral de seus atores e de luta contra a pobreza, a exploração, a discriminação e a desigualdade pauta a existência de diferentes formas de fazer turístico, que se reúnem sob o conceito de turismo de desenvolvimento, defendido desde a década de 1990 pela Organização Internacional de Turismo Social – OITS como o eixo orientador de suas ações. O painel apresentará esse conceito e as convergências e idiossincrasias de sua efetivação em cada um dos continentes.
Teatro Anchieta
18h às 19h
Mesa de debates
Financiamento em turismo de desenvolvimento
A mesa debaterá estratégias de financiamento cujos impactos sejam responsáveis por mudanças sociais (mais do que somente financeiras) e garantam a possibilidade de acesso ao capital e ao crédito (“ajuda à pedra”) ou diretamente à própria atividade (“ajuda à pessoa”). O tema será apresentado a partir de uma perspectiva teórica, seguido por debate com especialistas.
Teatro Anchieta
Dia 10 de outubro
10h às 11h30
Mesa de debates
Direito ao turismo
A mesa refletirá sobre o direito às férias nas sociedades contemporâneas, os obstáculos para o acesso de todos ao turismo e o papel de políticas ou programas de incentivo. O tema será apresentado a partir de uma perspectiva teórica, seguido por debate com especialistas.
Teatro Anchieta
12h às 14h
Mesa de debates
A construção social e política do turismo de desenvolvimento
O turismo de desenvolvimento despontou como uma exigência ética reivindicada por militantes das áreas de direitos humanos. Sua legitimidade se pauta na transformação de direitos teóricos em práticas efetivamente vividas pela totalidade da população. O tema será apresentado a partir de uma perspectiva teórica, seguido por debate com especialistas.
Teatro Anchieta
15h30 às 16h30
Oficinas de experiências e tecnologias sociais em turismo de desenvolvimento
As oficinas simultâneas apresentarão produtos, métodos, processos ou técnicas criadas para solucionar problemas sociais no âmbito do turismo de desenvolvimento e seus diversos eixos de ação e que atendam a quesitos como simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade ou impacto social comprovado. Os temas que orientam as oficinas serão apresentados a partir de perspectivas teóricas, seguindo-se as apresentações de experiências e tecnologias e o debate entre os participantes.
Oficina 1: Turismo social
Experiências e tecnologias sociais que buscam promover o acesso ao turismo e a seus benefícios, tanto de viajantes como das populações visitadas, por meio do desenvolvimento de atividades turísticas centradas em seus conteúdos e na relação de solidariedade entre seus atores.
Teatro Anchieta
Oficina 2: Turismo solidário
Experiências e tecnologias sociais que retratam a promoção do turismo por organizações de desenvolvimento social que centram sua atividade na realização de projetos orientados ao desenvolvimento humano das comunidades receptoras.
Sala Ômega
16h30 às 17h30
Oficinas de experiências e tecnologias sociais em turismo de desenvolvimento
As oficinas simultâneas apresentarão produtos, métodos, processos ou técnicas criadas para solucionar problemas sociais no âmbito do turismo de desenvolvimento e seus diversos eixos de ação e que atendam a quesitos como simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade ou impacto social comprovado. Os temas que orientam as oficinas serão apresentados a partir de perspectivas teóricas, seguindo-se as apresentações de experiências e tecnologias e o debate entre os participantes.
Oficina 3: Turismo acessível
Experiências e tecnologias sociais que proporcionam a superação de obstáculos, em suas variadas dimensões, para a promoção do acesso ao turismo às pessoas com deficiência.
Sala Ômega
Oficina 4: Turismo comunitário
Experiências e tecnologias sociais que retratam o envolvimento comunitário na atividade turística, seja na proposição, gestão ou participação em sua execução e em seus benefícios.
Teatro Anchieta
18h às 18h45
Conferência-síntese
Turismo de desenvolvimento: um outro turismo é possível?
A conferência buscará responder à indagação, refletindo sobre as contribuições apresentadas durante as demais atividades do Congresso e defendendo novos paradigmas para a estrutura, a função e a prática do turismo como estratégia transformadora das condições e realidades locais.
Teatro Anchieta
http://youtu.be/HDUyeKUrNuw
Fonte: SESC