Companhias adaptam navios para necessidades especiais
Para atender passageiros com necessidades especiais, algumas companhias de cruzeiros oferecem uma série de serviços em seus navios. Estes serviços e adaptações vão desde o mais simples, como corredores amplos para cadeirantes, até cardápios em braile e intérpretes de linguagem de sinais.
Na Royal Caribbean International, todos os navios têm corredores que permitem giros de 180º com cadeiras de rodas e a maioria dos decks podem ser acessados através de portas automáticas. Todos os ambientes públicos têm entradas com rampas inclinadas. No embarque e desembarque, a assistência para cadeirantes é gratuita. O hóspede pode levar a bordo sua própria cadeira ou scooter, ou alugar uma. Outros serviços incluem embarque prévio, traslados em ônibus e vans com elevador ou rampa e elevadores para uma piscina. Há inclusive mesas de blackjack adaptadas no cassino.
Para deficientes visuais a Royal Caribbean oferece tanto nas cabines quanto nas áreas de refeições e demais setores públicos informações em braile. Quando não há esta opção, a tripulação está disponível para auxiliar. Os cardápios e o programa diário possuem versão em braile ou em letras grandes, sinalização tátil também está em braile, além de dispositivos de áudio. Para quem precisa, cães-guia são permitidos a bordo.
Para deficiência auditiva e surdez, também há serviços. São fornecidos kits portáteis e sistemas de auxílio auditivo, além de interpretes de linguagem de sinais. É necessário solicitar esses kits, que incluem alerta visual-tátil para batidas na porta, toque de telefone, despertador e detector de fumaça. As cabines e áreas públicas possuem telefones amplificados. Nos navios das classes Voyager, Freedom e Oasis há sistema de auxílio auditivo no Studio B e em toda a frota no palco principal. As televisões possuem legenda codificada.
Se solicitado, o serviço de intérpretes de linguagem de sinais será providenciado para os hóspedes que o usam como principal meio de comunicação. Os principais espetáculos a bordo possuem o serviço. É necessário solicitar o intérprete na Central de Atendimento na época da reserva, mas não antes de 60 dias da data de embarque. O serviço depende de disponibilidade.
Nos navios da MSC Cruzeiros há uma equipe voltada para passageiros com necessidades especiais. Toda a frota da companhia é adaptada, e os navios possuem cabines especiais para tornar mais confortável a estadia. Nelas, a altura dos interruptores de luz é diferenciada, cartões-chave, controles de ar condicionado e cofres privativos também têm seu acesso facilitado. No MSC Fantasia até os cabideiros foram posicionados de forma mais adequada.
Em quase todos os navios as placas e quadros de avisos dos elevadores, áreas públicas, cabines e corredores estão em braile. Sistemas de áudio com indicação de andares, além de kits de socorro com aparelhos auditivos estão disponíveis para deficientes auditivos. Esses hóspedes são avisados quando o alarme do relógio e a campainha da porta soam, ou em caso de alarme de incêndio e evacuação, através de luzes e vibrações. A MSC também disponibiliza amplificadores individuais sem fio para áreas públicas, sistema digital nos teatros e painéis de indução magnética na recepção, no balcão de informações e no escritório de excursões terrestres de cada navio.
A companhia usa o US Americans with Disabilities Act, decreto norte americano sobre o conjunto de normas de acessibilidade em seus navios. Os decks são planos e nos pontos de alturas diferentes existem rampas de acesso, além de elevadores distribuídos em todos os navios. As portas e corredores mais amplos foram projetados para atender cadeirantes, além de banheiros especialmente adaptados, com assentos mais baixos, barra de apoio e lavatórios também mais baixos. A companhia pede que os hóspedes informem aos agentes de viagem sobre suas necessidades para que a equipe já esteja preparada quando ele embarcar.
Na Costa Cruzeiros, os cadeirantes devem informar no ato da reserva de vaga suas necessidades. A empresa pede que todos levem suas próprias cadeiras de rodas, pois nos navios há um número limitado delas e que são usadas em emergências. Também é necessário que os passageiros com necessidades especiais viagem com um acompanhante. As cabines da Costa são todas adaptadas e o embarque e desembarque é feito por elevador exclusivo. Para os passageiros com deficiência visual, a Costa permite o cão-guia.
A Ibero Cruzeiros oferece cabines adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, que devem informar sua necessidade no ato da compra do pacote. Dessa forma, tudo será reservado de acordo com o passageiro. Nos teatros dos navios também existem lugares reservados.
Fonte: Terra
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários