Com recursos de acessibilidade, “Paralela 2010” amplia acesso à arte ao público com deficiência

por | 12 out, 2010 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Com o objetivo de ampliar o acesso à arte a pessoas com deficiência, a “Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo”, que tem a participação de 82 artistas e está em cartaz no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo até 28 de novembro, dispõe de diferentes recursos de acessibilidade, além de monitores treinados para receberem todos os tipos de público. Com a proposta de ser uma mostra complementar à Bienal de São Paulo (que acontece de 21 de setembro a 12 de dezembro, no Parque Ibirapuera), a Paralela 2010 destaca a participação de jovens artistas ao lado de alguns dos principais nomes dos anos noventa.

Coordenado pela especialista em inclusão Renata Andrade, o programa respeita o conceito de desenho universal e investe principalmente em acessibilidade atitudinal, que diz respeito às ações assertivas, embasadas por conhecimento técnico, na interação com as pessoas com deficiência para promover um atendimento correto e de qualidade.

Educadores profissionais e alunos do Liceu que atuam como monitores na exposição passaram por treinamentos pontuais sobre cada deficiência. Fizeram workshops de orientação e mobilidade para guiar visitantes com deficiência visual, de acessibilidade comunicacional para atendimento ao público com deficiência intelectual e participaram de palestra sobre a Cultura Surda, sendo iniciados no aprendizado de libras (língua brasileira de sinais).

Eles também tiveram uma oficina de audiodescrição com a Professora Lívia Motta, a partir da qual criaram pré-roteiros das obras, que agora estão sendo finalizados pela audiodescritora Jô Moraes e gravados pelos alunos, cujas vozes foram selecionadas por um grupo de cegos.

Para acompanhar a audiodescrição das obras, as pessoas com deficiência visual terão à disposição um aparelho de MP3 ou o auxílio dos monitores devidamente preparados. A exposição também oferece várias oportunidades táteis. Sob orientação e o acompanhamento dos monitores, os visitantes podem tocar as obras ou suas réplicas.

A Paralela 2010 oferece uma programação de palestras e workshops com os artistas participantes desta edição. Os eventos são gratuitos e acontecem durante todos os finais de semana de outubro e novembro. Confira abaixo o calendário e a relação dos artistas convidados. O número de vagas é de 20 pessoas por evento. (Consulte o site da exposição para saber a programação).

Piso tátil de alerta foi instalado nos principais pontos de obstáculo nos galpões do Liceu, que conta com um espaço reservado para as necessidades, alimentação e água de cães-guia. O texto do curador Paulo Reis sobre a mostra ganhará uma versão em áudio e vídeo com interpretação em libras dentro dos próximos dias.

Para o público com deficiência física ou mobilidade reduzida, a Paralela 2010 é 99% acessível, ficando de fora apenas uma sala de vídeo. Agendamento e inscrições para atendimento pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3229-9389.

Acessando a seguir o link do programa Metropolis, você irá assistir um vídeo de uma reportagem sobre a mostra.

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Rua Jorge Miranda, 676, Centro (próximo à estação Tiradentes do Metrô)
Estacionamento na Rua Cantareira, 1420 (R$ 7,00 por 3 horas)
Período da mostra: 23 de setembro a 28 de novembro
Horário: terça a sexta, das 12h às 18h/ sábado e domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita – Acesso e atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Informações: (11) 3229-9389
www.paralela10.wordpress.com

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });