Com licença, quero entrar! – Jornal Inclusão Brasil
Este artigo foi escrito por Ricardo Shimosakai (Diretor da Turismo Adaptado) para o Jornal Inclusão Brasil, 16° edição, página 9. Distribuido na versão impressa na cidade de Sorocaba/SP e região, foi publicado em julho de 2012.
Espaços reservados para cadeira de rodas, assentos para pessoas com mobilidade reduzida e obesos são obrigatórios em locais como cinemas, teatros, auditórios e similares.
Porém a maioria dos locais que possuem espaços e assentos reservados, muitas vezes não sabem como administrá-lo corretamente. Por várias vezes já me foi negada a venda de ingressos, devido ao cinema ou teatro estarem lotados. Então a ordem da operadora de caixa era não vender mais nenhum ingresso, e informar a lotação ao cliente.
Porém não prestavam atenção, de que o que estava lotado eram as poltronas, e não os espaços reservados para cadeira de rodas. Deste modo, eu poderia ingressar ao local sem problema, mas se não tivesse iniciativa em questionar este detalhe, não teria conseguido o ingresso. Assim mesmo, qual a norma utilizada para a venda de ingressos às poltronas reservadas? Muitas vezes já vi elas serem reservadas às pessoas que não tem nenhuma necessidade.
O atendimento à pessoa com deficiência é tão importante quanto o acesso físico. Tanto o atendimento pessoal como o modo operacional devem estar em concordância com a acessibilidade arquitetônica e também dos recursos de tecnologia assistiva. Ter um local acessível sem saber administrá-lo, acaba não tendo um resultado satisfatório.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários