Chapada dos Guimarães ganha trilha para deficientes visuais
Os portadores de deficiência visual terão mais uma alternativa para curtir as belezas naturais e o clima de aventura na Chapada do Guimarães. O Vale da Bênção acaba de ganhar uma trilha de 440 metros adaptada para esse público. O caminho na mata nativa é demarcado por cordões e sinalização tátil. Os visitantes podem tocar as árvores e ler informações em braile sobre a vegetação e o percurso. O novo produto do “Espaço Chapada Aventura” será lançado nesta terça-feira (08.11), às 9 horas, com a participação de um grupo de portadores de deficiência visual do Centro de Apoio a Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). Acompanhados por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo (Sedtur) e do Sedrae, os participantes vão testar a trilha, que é a primeira do gênero em Mato Grosso e no País.
A pista adaptada é um dos 18 produtos do projeto Formatação de Produtos Turísticos, implementado pela Sedtur em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Chapada dos Guimarães. A iniciativa busca melhorar a competitividade turística do município e consequentemente de Mato Grosso.
“Essa trilha tem um grande papel social, pois ela proporciona a acessibilidade em um dos pontos turísticos mais importantes do Estado, que é a Chapada dos Guimarães. Essa é a primeira trilha para deficientes visuais de Mato Grosso e nossa intenção é construir outras, como por exemplo, do Pantanal”, comentou a secretária de Turismo, Teté Bezerra.
As adaptações da pista seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O espaço Turístico Chapada Aventura trabalha com turismo de aventura, ecoturismo e treinamento para empresas e faz parte do Programa Aventura Segura do Sebrae de Mato Grosso, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e Sedtur.
Além da estrutura para deficientes visuais, o Espaço tem pista de arvorismo, estação de rapel, tirolesa, trilhas ecológicas, arco e flecha, paintball, campo de vôlei e locais para alimentação e higiene. Os proprietários do local e os parceiros da iniciativa querem obter a certificação de segurança e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia Normatização Qualidade Industrial (Inmetro).
Participam também do lançamento da trilha a diretora do Sebrae, Eneida de Oliveira, e o prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro.
Fonte: O Documento http://www.odocumento.com.br
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Irado! E viva acessibilidade!!!
Agora falta colocar pessoas com deficiência f´sica, auditiva e intelectual. Nossa inclusão é total!