Casa Fiat de Cultura lança peças multissensoriais de Portinari durante a 15ª Semana de Museus
Pessoas com deficiência visual parcial ou total poderão “ver”, a partir de agora, o painel ‘Civilização Mineira’, de Candido Portinari, em exposição permanente no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura. A tela foi reproduzida em escala gráfica reduzida, para que possa ser tocada pelo público, ampliando a acessibilidade da obra e materializando, para todos os públicos, os conceitos essenciais da composição do quadro do artista. Esta é a
grande novidade apresentada pela Casa Fiat durante a 15ª Semana de Museus, promovido pelo IBRAM, entre os dias 15 e 21 de maio em todo o Brasil.
As peças multissensoriais foram propostas pelo Núcleo de Acessibilidade da Casa Fiat de Cultura e produzidas pela própria equipe de educadores, em parceria com o Fab Lab do ISVOR, Universidade Corporativa do Grupo Fiat Chrysler Automobiles, utilizando mdf nas impressoras 3D. A partir de agora, esse novo material passará a integrar a mediação de visitas de grupos ao painel de Portinari.
A primeira peça ressalta a composição de cores da tela. É possível perceber que na obra de Portinari as cores predominantes são azul, laranja e suas variações e combinações. Então, em uma das peças produzidas, essas cores foram supersaturadas para que assim, tanto quem tem baixa visão quanto quem é vidente, possa compreender como esse jogo de cores dialoga no painel.
Já a outra peça reproduz as linhas essenciais do desenho da obra e o divide em 12 placas, permitindo que o público entenda como o painel foi composto, por meio da montagem e desmontagem das peças. Por fim, a terceira peça destaca a estrutura de composição da paisagem, que é formada por sete planos, e ajuda os visitantes a perceber as noções de perspectiva que compõem a cena.
“Dentro do tema ‘Dizer o Indizível’, nosso desafio foi o de fazer ver o invisível pelo público composto pelas pessoas com deficiência visual. E é curioso termos constatado, ao finalizarmos nosso projeto, que os dispositivos serão muito úteis também para o público em geral, na medida em que terão a oportunidade de se aprofundar nos aspectos estruturais de composição da obra – e da arte de pintura em geral”, destaca José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura.
Civilização Mineira
Após a execução de 16 etapas de trabalho e mais de 500 horas de pesquisa e minuciosa intervenção, em 2013, a Casa Fiat restaurou o painel ‘Civilização Mineira’ (1959), de Candido Portinari, localizado no hall de entrada da instituição, garantindo a salvaguarda desta obra de inominável valor simbólico e material para a cultura nacional – e, sobretudo, mineira. Maior quadro do pintor em Minas Gerais, com a medida de 2,34 X 8,14 metros, a obra representa a mudança da capital, de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897.
A Casa Fiat de Cultura funciona no Circuito Liberdade (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG), de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Fonte: Hoje em Dia
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários