Campanha publicitária mostra Hamburguer Braille para mais de 800 mil pessoas
A indústria alimentícia, principalmente as redes de fast food, apesar de possuir inúmeros cliente, dificilmente conseguem ter uma imagem boa, a não ser como um comércio de massa, onde os alimentos pré-elaborados de forma industrial, são preparados na pressa. Mas devemos também parabenizar empresas que, mesmo tendo uma intenção comercial, acabam realizando ações com um significado a mais do que somente receber um pagamento pelo seu produto.
Tal é o caso de uma campanha publicitária recente da cadeia Sul-Africana de fast food Wimpy Todas os estabelecimentos da empresa possuem cardápios em braile para o benefício de deficientes visuais. Para anunciar esse fato, Wimpy decidiu lançar uma campanha de marketing viral para alcançar pessoas cegas. Mas, por razões óbvias, um spot televisivo tradicional provavelmente não teria sido ideal, nem banners em websites.
A empresa chamou seu chefs para cuidadosamente adornarem 15 pães de hambúrguer com gergelim soletrando várias mensagens em Braille. Por exemplo: “Beef Burger 100% Pure Made For You” (Hamburguer de carne 100% puro feito para você). Wimpy então trouxe hambúrgueres usando os pães para três instituições de deficientes visuais da África do Sul e deu para 15 pessoas cegas. A empresa filmou as reações desses povos e fez um comercial.
Claro, isso é um pequeno gesto. Mas para pessoas que usam as mãos como se fossem seus olhos, isto foi a primeira vez que eles puderam fazer mais do que somente saborear sua comida.
Eles apreciaram tanto o Braille Burger, que isso os motivou a contar sobre esse fato em seus jornais em braile distribuídos para toda a comunidade de cegos, além de outras publicações, e notícias pela internet lida através de programas de leitores de tela, que transformam a escrita em áudio. Toda essa repercussão, fez com que as reações positivas das 15 pessoas atingissem mais de 800 mil pessoas com deficiência. Fazendo com que as pessoas saibam que Wimpy é um lugar onde todo mundo pode se sentir em casa.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5YAchE0-o-o]
Fonte: Huffpost Food
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
2 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Espero que este gesto se espalhe como vírus, porque desta forma os deficientes poderão ter seu cardápio em braile, além de divulgar um direito que é seu. Parabéns a esta rede única em todo o mundo que teve a capacidade, ou melhor a sensibilidade de executar uma produção tão simples.
A acessibilidade em bares e restaurantes também tem que ser avaliada pelo lado das pessoas com deficiência visual. Este é um trabalho que estamos realizando, e em breve o nosso Programa de Acessibilidade a Bares e Restaurantes estará pronto para ser implantado em todo o país.