Campanha “Não tire as Penas da Vida” do Ibama para a preservação da fauna silvestre brasileira
A campanha “Não tire as Penas da Vida” do Ibama já existe a 12 anos, porém infelizmente ainda se faz necessária. No cartaz promocional, aparece uma pergunta muito provocante em destaque: “Quanto custa nossa vaidade?”
Esta campanha tem o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade (estudantes, turistas, feirantes, indígenas, empresas, comerciantes e população em geral) a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato feitos com produtos e subprodutos da fauna silvestre (brincos, tiaras, cocares etc.), uma prática secular que é um dos fatores que ameaçam a sobrevivência de várias espécies da nossa fauna, notadamente as aves.
Embora esse comércio clandestino ocorra ao longo do ano, a escolha do mês de junho para o lançamento da campanha tem como motivação o festival folclórico dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso de Parintins/AM, uma vez que, no período que o antecede e durante o festival, o mercado desses artesanatos aumenta muito, especialmente aqueles feitos com penas e plumas.
Infelizmente, ao se deparar com um bela peça artesanal feita com as penas e plumas de araras, papagaios e gaviões, muitas pessoas são tomadas por um desejo de adquirir e usar esses artesanatos e se esquecem da realidade que muitas vezes está por trás desse comérci a caça ilegal, o tráfico e o abate de milhares de animais.
Atualmente, existem materiais artificiais e de criações de animais domesticados que podem substituir esse material na confecção de artesanatos. O Ibama pretende com essa campanha conquistar aliados institucionais e sociais nessa luta em defesa dos animais. O instituto acredita que a campanha pode levar a população a novas percepções que se traduzam em novas posturas em relação a essa questão.
Fonte: Ibama
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