Caminho de Santiago acessível para cegos através de recursos tecnológicos
O governo anunciou várias ações em janeiro para impulsionar o turismo acessível na Espanha. A Secretária de Estado do Turismo, Isabel Oliver, falou de “um plano de treinamento sobre acessibilidade” dentro do Sistema Espanhol de Qualidade Turística, que ajuda o objetivo do Executivo de criar “uma marca ou selo específico que identifique o produto do turismo acessível”.
Sem dúvida, uma viagem é um desafio em muito mais sentidos para uma pessoa com algum tipo de deficiência. Por exemplo, de acordo com o Observatório da Acessibilidade Universal do Turismo na Espanha, 40% dos hotéis não possuem quartos adaptados, a recepção não é acessível e a equipe não possui o treinamento adequado para atender clientes com dificuldades de locomoção.
Políticas, investimentos e tecnologia são necessários. Nesse sentido, uma boa notícia é o trabalho realizado pela Microsoft e pela Fundação ONCE para tornar o Caminho de Santiago acessível a pessoas com deficiências visuais. Eles fazem isso com o sistema de orientação auditiva Soundscape 3D, um “GPS auditivo” que é apoiado por uma bússola digital e as informações recebidas de balizas bluetooth que estão sendo instaladas em algumas seções do Caminho de Santiago Francés.
Por enquanto, o projeto piloto foi realizado em uma seção da rota em seu caminho através da Comunidade de Madrid, testando seu uso por pessoas com diferentes deficiências sensoriais e intelectuais. O trabalho continua agora com a instalação de todas as balizas e o aprimoramento da cartografia do local.
Assim, nos próximos meses, este aplicativo pode ser usado para viajar o caminho mítico de peregrinos, sabendo sempre a orientação precisa dentro das trilhas e os diferentes pontos de interesse do Camino. Além disso, o aplicativo irá incorporar recursos de aprendizado de máquina no futuro para melhorar sua precisão e confiabilidade.
O projeto faz parte da iniciativa “Caminho para Santiago para todos”, liderada pela Fundação ONCE, e na qual a empresa colabora com quatro ministérios, as cinco comunidades autônomas que atravessam o Caminho Francês, a Associação de Municípios do Caminho de Santiago. e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários