Cadeira de dentista adaptada. Cuidar dos dentes é algo que todos precisam fazer, é praticamente impossível ficar com os dentes bons por toda a vida sem ter um tratamento dentário. Então todas as pessoas com deficiência também precisam ir ao dentista, mas não são todos os dentistas que estão preparados para atender esse público. É necessário acessibilidade arquitetônica para entrar no consultório, um profissional capacitado para o atendimento e que possua equipamento como a cadeira de dentista adaptada que vou mostrar neste artigo.
Em meu Curso Online Acessibilidade e Inclusão, eu ensino que para ser inclusivo é preciso fazer um planejamento, pois somente a acessibilidade arquitetônica não basta. Para complementar, outro ponto importante é a informação, então que no site de sua clínica dentária as informações de acessibilidade estejam claras, que tenha uma foto da cadeira de dentista adaptada, por exemplo. Muitos lugares acessíveis negligenciam a informação, e por isso não obtém resultados.
Cadeira de dentista adaptada
Em 2013, a ideia desse equipamento foi apresentada, na IX Feira de Ciências e Tecnologias da Escola SENAI “Mário Dedini”, na cidade de Piracicaba/SP. Este equipamento foi apresentado no INOVA SENAI edição 2013, sendo vencedor da categoria Materiais e Produtos, tendo recebido diversos elogios por parte de especialistas e profissionais ligados ao atendimento odontológico de pessoas com deficiência.
No ano seguinte ocorreu o INOVA SENAI 2014, onde a Cadeira Odontológica para Cadeirantes, conquistou o 2° lugar na categoria Tecnologias Inclusivas. A partir desses trabalhos, o projeto do equipamento foi refeito, considerando os profissionais que atendem pacientes com deficiência e criamos a Plataforma Inclinável, que utiliza o mesmo princípio onde o paciente é atendido em sua própria cadeira de rodas, sem necessidade de transferência para a cadeira odontológica.
Fui chamado para avaliar e dar uma consultoria em acessibilidade da cadeira de dentista adaptada na clínica Odonto Muto, da Dentista Márcia Muto, Você entra de ré na plataforma, até se posicionar no encosto traseiro, breca a cadeira de rodas e um cinto é preso para imobilizar a cadeira de rodas. O próprio encosto é alto para que você possa também repousar a cabeça. Depois a dentista aciona o motor, que vai inclinando a plataforma por inteiro, a base e o encosto, de forma bastante suave, sem nenhum movimento brusco e com um barulho bem baixinho. A cadeira de dentista adaptada fica inclinada a quase 45 graus, numa posição que fique confortável para a dentista fazer seu trabalho. Também foi adaptado o refletor, para iluminar a boca do paciente e o sugador, aquele caninho que puxa a água de dentro da boca, ambos em uma posição diferente devido a altura que o paciente fica na plataforma, e por isso a dentista também faz seu trabalho de pé.
Certa vez eu palestrei para um alunos de uma Faculdade de Medicina e comentei que o setor de saúde, apesar de receber muita gente debilitada, no geral não está bem preparada para atender pessoas com deficiência ou necessidades específicas. Já imaginaram como um surdo pode ser atendido numa consulta médica de não há uma comunicação em língua de sinais? Eu já passei por várias dificuldades, desde ter que subir em macas altas para ser examinado, ou me deparar com equipamentos de exame inacessíveis, como por exemplo uma cabine de avaliação da função pulmonar, que era um cubículo minúsculo, sem espaço de aproximação e com degrau. Foi preciso fazer malabarismos para eu conseguir entrar. Inclusive postei um vídeo desse absurdo em meu instagram, dê uma olhada e aproveite para me seguir.
Abaixo você vai encontrar um vídeo que mostra com detalhes a cadeira de dentista adaptada, inclusive ela em funcionamento. Curta e comente este vídeo que está hospedado no meu canal do YouTube, inclusive se você ainda não se inscreveu no meu canal, aproveite agora, e clique no sininho para receber as novidades. Outros artigos completos e importantes, você irá encontrar em meu blog, dê uma pesquisada nele, pois vai achar coisas muito interessantes, úteis e inspiradoras.