12 destinos incríveis que possuem Cadeira Adaptada para passeios “inacessíveis”
Existem lugares maravilhosos, porém impossíveis para um usuário de cadeira de rodas se locomover sozinho, como locais de natureza e sítios históricos, principalmente quando estes são protegidos pelo patrimônio. Adaptar locais assim, não é fácil, pela imensa burocracia que os órgãos de preservação impõem. Também não é conveniente implantar acessibilidade, se este processo descaracterizar o lugar, estragando a beleza original.
Nestes casos, a melhor solução é fazer uso de equipamentos para facilitar o acesso, mas que não provoquem nenhuma alteração do local.
A história da Joëlette, a primeira Cadeira Adaptada
A versão mais antiga, conhecida e difundida de uma cadeira de trilha, como foi apelidada, é a Joëllete fabricada na França. Em 1987 Joël Claudel, um guia de montanha, teve a ideia da primeira Joëlette por causa de seu sobrinho que sofria de distrofia muscular. Era uma espécie de liteira ou cadeira de transporte com apenas uma roda. Isso levou apenas 2 dias para produzir o primeiro protótipo. Um assento, uma roda central e quatro barras para os dois guias: ainda hoje estes são os elementos básicos da Joëlette.
Assim, apesar da doença, Stephane, seu sobrinho, podia participar na maioria das atividades ao ar livre. Aos 17 anos de idade, ele descobriu a bela natureza da ilha de Reunion, então ele foi para a Cordilheira do Atlas, no Marrocos. Mais tarde, Joël Claudel criou uma associação “Handi Cap Evasion”. Logo a APF “Associação para Paralisados da França” se juntou a associação.
O que era inimaginável tornou possível. Desde então, as pessoas com qualquer tipo de deficiência tem sido capazes para participar em caminhadas e corridas, na França e no mundo, na montanha ou localmente.
No entanto, Joël Claudel, uma pessoa muito modesta, não queria ficar no foco da ação e decidiu transferir a “aventura” Joëlette a outras pessoas comprometidas e dedicadas, entre eles Ferriol-Matrat, que é atualmente o produtor exclusivo da Joëlette.
A empresa Rome and Italy, apelidou o equipamento de Wheely Trekky, e utiliza para fazer passeios em sítios arqueológicos de difícil acesso, como o Coliseu de Roma e Pompéia.
A Cadeira Adaptada no Brasil
No Brasil, a Ong Caminhadores no Rio Grande do Sul faz atividades de trilhas e caminhadas utilizando Cadeira Adaptada. Da mesma forma, o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos em Socorro, no interior do Estado de São Paulo.
Mais recentemente o projeto Montanha Para Todos tem dado mais força a essa forma de atividade, divulgando a prática do montanhismo, fabricando e comercializando Cadeira Adaptada de trilha.
A ideia surgiu com o casal Juliana e Guilherme, que sempre foram apaixonados por trilhas, montanhas e viagens. Juntos, já caminharam por mais de 30 lugares diferentes, até que Juliana teve um câncer de mama e depois uma Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neorológica extremamente rara.
O amor do casal pelas montanhas continuava, mas a Juliana já não conseguia mais chegar a elas. A partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Depois de várias pesquisas fizeram sua própria cadeira de trilha e apelidaram de Julietti. Abaixo, uma lista dos locais onde é possível encontrar a Cadeira Adaptada:
Blumenau / SC – Target Aventura e Treinamento
Curitiba / PR – Associação dos Montanhistas de Cristo
Três Coroas / RS – Parque Brasil Raft
Parque Nacional da Serra do Cipó / MG – ICMBio
Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro / RJ – ICMBio
Niterói / RJ – Clube Niteroiense de Montanhismo
Parque Nacional de Itatiaia, em Itatiaia / RJ – ICMBio
Unai / MG – Lions Clube de Unai
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães / MT – ICMBio
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários