Mestre de Cerimônia na abertura da Reatech 2019

Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é a principal feira da indústria da América Latina e uma das maiores do mundo. A cada edição reúne em torno de 300 expositores do setor, recebendo mais de 50 mil visitantes. 

Mestre de Cerimônia

A empresa Mestres da Hospitalidade foi a responsável em organizar a cerimônia de abertura da Reatech 2019. Para isso, buscavam alguém para ser o Mestre de Cerimônia, mas alguém que fizesse sentido para o evento, não um simples orador, mas que tivesse sintonia com o tema. Então se lembraram de mim (Ricardo Shimosakai), pois foram professores na Universidade Anhembi Morumbi, na época em que fiz minha graduação em turismo. Além disso, conhecem e acompanham meu trabalho.

Estou acostumado a falar em público, em palestras e entrevistas, e conhecia quase todas as autoridades que seriam mencionadas na cerimônia. Além disso, dei algumas dicas na preparação final do espaço aonde a cerimônia aconteceu. Mas praticamente tudo já estava arranjado, com um pequeno palanque acessível por rampa, num espaço aberto e plano, e com interpretação em Libras. O Hino Nacional foi tocado e cantado por uma cega.

16º edição do evento

Esta foi a 16º edição do evento, que acontece a cada dois anos. Além de um evento incrível para negócios, acaba sendo também uma grande festa, pois você encontra em um só lugar, pessoas de todo o Brasil e até do exterior. Pessoas que só conhecia pela internet, inclusive personalidades famosas e influentes que são referências para muitas pessoas.

Como várias empresas oferecem vantagens para quem compra na feira, muitos aguardam a época para pesquisar e realizar compras na Reatech. Um setor é dedicado ao esporte, onde uma quadra é montada para a demonstração de diversos esportes adaptados. Disputas de basquete em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas são algumas das modalidades que prendem a atenção dos espectadores. 

Além disso, acontecem test-drives de todo o tipo. As diversas montadoras de carros, oferecem em uma pista alguns modelos para você dirigir. É uma das únicas oportunidades que você tem para fazer um teste em carros adaptados. Além disso, muitos testes em cadeiras de rodas, manuais e motorizadas, além de equipamentos auxiliares de mobilidade. 

Num evento grandioso em tamanho e público como este, a mobilidade de pessoas com deficiência física e visual pode ser difícil. Para facilitar, o evento oferece voluntários que trabalham como guias para cegos, ou condutores para cadeirantes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezessete =