Biblioteca do Centro Cultural São Paulo possui o maior acervo Braille do Brasil
Planejada e equipada para atender os usuários com deficiência visual, reúne 6.159 títulos, entre livros em braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos usuários. O acervo inclui obras didáticas e paradidáticas para alunos do ensino fundamental, médio e universitário, literatura infanto-juvenil, obras de ficção, com clássicos da literatura brasileira e portuguesa e periódicos falados.
Os empréstimos são feitos para os inscritos na biblioteca ou por meio de parceria com os Correios, que envia o material solicitado para qualquer cidade do Brasil. Para isso, é necessário que o deficiente visual seja cadastrado na Biblioteca e resida fora da cidade de São Paulo. A solicitação deve ser feita por telefone ou carta. A Louis Braille também atua como editora, produzindo livros em braille e audiolivros.
A Biblioteca Braille (nomeada Biblioteca Louis Braille desde 2008) foi idealizada por Dorina Nowill e viabilizada, em 1947, por Lenyra Fraccarolli, que na época era diretora da Biblioteca Infantil (atual Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato). No início, destinava-se especialmente ao público infantil, possibilitando, pela primeira vez no país, o acesso de crianças cegas a uma biblioteca. Com o sucesso da iniciativa e a demanda crescente, as atividades de transcrição aumentaram e se diversificaram, passando a incluir obras literárias e didáticas.
Em 1986, a Braille foi transferida para o Centro Cultural São Paulo, principalmente porque a nova localização garantiria mais acessibilidade aos usuários. Além da leitura, a Biblioteca oferecia às crianças diversas atividades de integração e vivência artísticas, como teatro, dança e música. A partir de 2003, a Braille passou a oferecer também acesso à Internet por meio do projeto Abrindo os olhos, que, em parceria com a IBM, disponibilizou 17 computadores adaptados.
Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – CEP 01504-000 – São Paulo – SP
O acesso pelo metrô é a maneira mais fácil de chegar ao Centro Cultural São Paulo. Localizados junto à estação Vergueiro, linha azul (norte-sul).
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e feriados, das 10h às 18h. (A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento)
Informações: 3397-4088 ou pelo e-mail [email protected]
https://www.youtube.com/watch?v=JAncCsaG5LI
Fonte: Centro Cultural São Paulo
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários