Bento Gonçalves terá selo e certificado de acessibilidade universal
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bento Gonçalves (Comudef) e da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (Caispede) estão trabalhando para a implantação do selo e certificado de acessibilidade no município. O programa já tem nome: “Bento acessível, Bento legal”.
Representantes da entidade já estiveram reunidos com o prefeito Roberto Lunelli para apresentação da proposta. O prefeito elogiou a iniciativa do conselho e colocou a prefeitura como parceira do projeto. O próximo passo é realizar reuniões com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – Ipurb e a SEMHAS para organizar a implantação, inclusive está prevista a confecção de uma cartilha.
O selo de acessibilidade terá duas categorias: “Rumo à acessibilidade”, para o órgão que estiver se adaptando e “Acessibilidade universal” – momento em que a empresa ou entidade consegue demostrar, através dos critérios que o conselho está elaborando por meio de regulamento e as normas vigentes, o atendimento à acessibilidade.
A adesão ao programa é voluntária. As empresas, instituições e entidades poderão contatar com o conselho para solicitar a adesão. O conselho também poderá procurar o estabelecimento para propor a certificação. O propósito é incentivar a cidade à aderir a adaptação para acessibilidade.
De acordo com o projeto, o selo e o certificado têm por finalidade incentivar nas edificações existentes e novos projetos, a destinação de espaços que visem atender simultaneamente a todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, contemplando elementos ou soluções que assegurem acessibilidade. Assim como garantir de forma efetiva a comunicação e a extinção de qualquer tipo de preconceito, garantindo a efetivação dos direitos humanos. O selo deverá ser afixado em lugar de ampla visibilidade.
Conforme a assessora dos Conselhos Municipais, Beatriz Peruffo Luchese, a ideia surgiu quando o Comudef participou de um encontro estadual dos conselhos municipais de direitos da pessoa com deficiência, realizado em Porto Alegre nos dias 14 e 15 de março deste ano. No encontro, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, chegou a afirmar que Bento é referência em acessibilidade no Estado
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sH6OVDQSAko]
Fonte: Olá Serra Gaúcha
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários