A Belotur captou recursos na ordem de R$ 3,5 milhões, junto ao Ministério do Turismo, para execução de obras de acessibilidade em três pontos turísticos da capital. As intervenções serão realizadas no Terminal Rodoviário, na Fundação Zoobotânica e no trajeto entre o Mineirão e a recém-inaugurada Casa JK, na Pampulha. A previsão é de que a adaptação dos espaços com acessibilidade esteja pronta em maio de 2014.
De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o projeto é uma forma de inclusão que facilitará e possibilitará o acesso a alguns dos mais importantes atrativos e equipamentos turísticos de Belo Horizonte. “Estamos trabalhando para que nossos equipamentos turísticos estejam aptos a receber pessoas com mobilidade reduzida e à atender toda gama de diversidade que o turismo contempla. Iremos adaptar os atrativos às necessidades dos turistas especiais, eliminando barreiras e propiciando acesso facilitado à cultura e ao entretenimento”, disse.
A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Obras de acessibilidade nos atrativos turísticos contribuem para a qualidade de vida da população local, bem como ampliam o acesso a turistas com deficiência causada por mobilidade reduzida, quer sejam idosos, crianças, gestantes, entre outros.
Fonte: Mercado & Eventos