A automação pode oferecer uma enorme gama de soluções que facilitam a vida dos usuários de um ambiente ou instalação. Passa a tornar tais ambientes e instalações “acessíveis” a qualquer pessoa que deles se utiliza. Percebe-se um aumento da preocupação de arquitetos, decoradores, engenheiros e demais elementos ligados à construção com o aspecto da acessibilidade nas construções. Não se trata de modismo, mas de uma preocupação efetiva com todo os usuários – principalmente por conta do envelhecimento da população e a rápida evolução dos equipamentos.

Tornar um ambiente acessível significa não somente a colocação de barras de apoio, tapetes antiderrapantes, cadeiras elevatórias, assentos sanitários adaptados ou deslocamento de interruptores, mas também o acendimento automático de luzes noturnas que indiquem o caminho para o banheiro, o desligamento automático do enchimento de uma banheira quando a água atingir um certo nível, o acionamento remoto de uma persiana ou cortina, a simplificação do acionamento de diversos (e por vezes confusos) controles para a utilização de um home theater para ouvir uma simples música, por exemplo.

Se antes estas ferramentas eram vistas como um investimento caro e que deveriam estar à disposição apenas nas UHs mais exclusivas, o que pode ser observado atualmente é que, devido aos grandes avanços tecnológicos, que ampliaram também a oferta de fornecedores e soluções, elas se tornaram exigência de todos os hóspedes, condição básica de fidelização e avaliação de qualidade.

Hoje, a partir da suíte e sem usar chamadas telefônicas, já é possível para o hóspede fazer reservas para jantar, saber mais sobre eventos e pontos turísticos da cidade, solicitar serviços de quarto, pedir itens de enxovais e acessar o cardápio do restaurante em tempo real, além de controlar o fechamento de portas, cortinas e a temperatura ambiente. E tudo isso muitas vezes a partir do seu próprio smartphone ou tablet.

É no sentido de se tornar inteligente o acionamento dos sistemas, de modo a proporcionar uma verdadeira acessibilidade, que a automação pode contribuir de forma efetiva.

Fonte: Revista Hotelaria

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