Maior evento multiesportivo e feira de nutrição da América Latina, o Arnold Classic Brasil 2016 reuniu grandes atletas e belas celebridades no período de 1 e 3 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Em resumo, pessoas de genética privilegiada. Contudo, Arnold Schwarzenegger, `pai` desse verdadeiro acontecimento que leva o seu nome, sempre quis ir mais além. E foi.
Prova disso são os espaços cada vez maiores para oferecer atividades para portadores de deficiência física e mental. Em sua quarta edição, uma das maiores atrações foi a Arena Inclusão.
A Arena Inclusão, que funcionou em todos os dias do evento, foi dividida em quatro áreas para a prática de modalidades esportivas adaptadas. São elas: Futebol de 5 (para cegos), Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha Paralímpica e Badminton (para cadeirantes). O paradesporto esteve presente de forma direta no Arnold Classic Brasil desde o ano passado. A novidade para 2016, além do tamanho do evento, é a união entre pessoas com e sem necessidades especiais convidadas à praticar atividade física.
Quem explica é Adriana Dutra, coordenadora das atividades adaptadas. “O público com e sem deficiência foi convidado a vivenciar as modalidades paralímpicas, sempre de forma lúdica, educativa e inclusiva”, informa ela, que complementa. “Cada espaço recebeu quatro pessoas por vez.
Elas receberam explicações sobre a modalidade, as regras e, em seguida, tiveram a oportunidade de jogar, sentados nas cadeiras de rodas ou vendados, de acordo com a modalidade.”
A Arena Inclusão foi montada no Pavilhão 2 do Riocentro, na Barra da Tijuca, e funcionou no sistema de circuito. Isso significa que cada participante teve de passar pelas quatro modalidades. No final da atividade, que durou em média 20 minutos, além de uma nova experiência, cada um recebeu um brinde.
Os horários de funcionamento foram os seguintes: sexta – 10h às 20h, sábado – 10h às 17h e domingo – 10h às 18h.
Além da Arena Inclusão, outras atividades estavam programadas. Na sexta-feira, 1 de abril, aconteceu o Festival de Judô das Olimpíadas Especiais Brasil, com atletas com deficiência Intelectual. Sábado foi a vez da presentação de Jiu Jitsu adaptado. E no domingo, último dia do Arnold Classic Brasil, os atletas com deficiência física da AACD se apresentaram em uma roda de Capoeira.
Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções & Excalibur Congressos e Eventos, empresa promotora do Arnold Classic Brasil, também tem orgulho e um carinho especial em relação a abertura de espaço aos deficientes. “Tive a honra de escutar várias vezes o Governador Schwarzenegger e ele sempre mencionava a importância de levarmos competições com crianças e jovens ao evento, pois o esporte é uma forma poderosa de inclusão social, principalmente num país como Brasil, com tantas diferenças sócio-econômicas.
Com isso, fomos os pioneiros em introduzir no Arnold Sports Festival diversas modalidades, mas entre tantas novidades, iniciamos, ano passado, a Arena Arnold Paradesportiva, com mais de 7 modalidades diferentes. E este ano, tivemos a Arena Inclusão, onde o público poderá vivenciar diversas modalidades”, finaliza.
O Arnold Classic Brasil é uma organização da Savaget Promoções & Excalibur Congressos e Eventos. Empresa com mais de 15 anos de experiência na realização e promoção de eventos, feiras e congressos nacionais e internacionais. Promove também a Rio Sports Show e a ExpoNutrition São Paulo. Também realiza as mais importantes feiras nos setores de Joias, Relógios e Ótica, direcionadas para o setor profissional.
Fonte: Arnold Classic Brasil