Armadilhas de um estacionamento acessível. Itens certos colocados de forma errada.

Man climbs CN Tower steps in wheelchair

Escrito por Ricardo Shimosakai

27 de abril de 2022

Armadilhas de um estacionamento acessível. A acessibilidade é um quebra-cabeça de itens, que devem ser encaixados corretamente para ter um resultado satisfatório. Mas existem uma diversidade grande de situações onde a acessibilidade é necessária ser aplicada, porém as normas passam a acessibilidade de uma forma geral, confusa para quem não tem uma boa experiência no assunto.

Projetos de acessibilidade, aqueles que vem de um desenho mostrado em uma planta, elaborado seguindo as medidas corretas de normas, podem ser traiçoeiros e esconder algumas armadilhas, muito difíceis de perceber na teoria, mas que geralmente são facilmente desvendadas na prática. É por causa disso que eu desenvolvi o conceito Acessibilidade Funcional, que é baseada na prática, onde a fonte são os usuários, e diria os vários usuários, pois eles podem ter dificuldades e preferências diferentes. Não digo que as normas de acessibilidade não têm seu valor, mas afirmo que em muitas situações elas são falhas e confusas, e que a Acessibilidade Funcional tem um resultado muito melhor, pois a situação já foi testada anteriormente. E mesmo que seja uma situação inédita, faço questão de conhecer pessoalmente antes de dar um parecer.

O caso que vou apresentar aqui, é de uma vaga de estacionamento em uma rua comercial da cidade de São Paulo chamada Rua João Cachoeira, no bairro do Itaim Bibi. É uma rua comercial, com bastante lojas e bem movimentada. Existem vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência, onde é necessário utilizar o cartão de estacionamento DeFis, e o pagamento da taxa de estacionamento chamada de Zona Azul, agora operada através de aplicativo.

À primeira vista, parece estar tudo adequado, pois o local possui todos os itens necessários, como sinalização vertical, que é uma placa informativa do estacionamento, a sinalização horizontal, que é a informação pintada no piso, com os limites do espaço e mais o símbolo internacional de acessibilidade. Possui também um rebaixamento de guia, com sinalização horizontal, indicando que é proibido estacionar na faixa em frente à rampa.

Os itens estão certos, mas estão instalados de uma forma que gera um conflito. O poste onde está instalada a placa da sinalização vertical, está praticamente no meio do espaço da vaga. Veja no vídeo abaixo, que quando o carro estaciona no espaço indicado, eu até conseguiria abrir a porta e montar minha cadeira de rodas, mas depois ficaria encurralado, pois o poste ficaria logo atrás de mim, então não teria como ir para trás e nem fechar a porta. Dependendo do modelo de carro, é possível que nem abrir a porta seja possível, pois carros com a parte da frente maior, a posição da porta fica mais para trás, e poderia pegar no poste quando tentar abrir a porta.

Nessa situação, eu fui forçado a estacionar o carro mais para trás, invadindo a faixa livre de acesso à rampa. Além de obstruir o acesso, isso é ilegal e eu poderia ser multado, sem exatamente ter culpa. Ou será que eu deveria multar a prefeitura por oferecer uma vaga inadequada? Pois somente quem pode interferir em vagas de estacionamento pública, é a prefeitura, e pelo visto não há profissionais qualificados trabalhando na implantação das vagas de estacionamento.

A solução é simples, e como eu disse, se isso estivesse claro no quebra-cabeça das normas de acessibilidade, provavelmente não teria acontecido. O poste da sinalização vertical deve ficar no início da vaga, ao lado de onde começa a sinalização horizontal, assim não irá interferir em nenhum momento. Depois de mostrada a situação e explicada a solução, parece óbvio, mas por incrível que pareça, já encontrei problemas iguais em vários lugares.

Se você gostou deste conteúdo, entendeu e concorda com as minhas colocações e quer aprender mais a respeito, seguindo a linha da Acessibilidade Funcional, tenho ótimas notícias. Tenho cursos online que ensinam sobre o assunto, o primeiro e a base de todos é o Curso Online Acessibilidade e Inclusão. Nele você vai aprender os fundamentos necessários para lidar com todas as questões que envolvem o assunto em qualquer situação. É o ponto de partida, para fazer os outros cursos que já estão no disponíveis ou que ainda estou elaborando. Se você é uma empresa e quer seu negócio acessível, então tenho a minha consultoria e treinamentos. Ou se tem um evento e quer incluir a acessibilidade, me chame para dar uma palestra.

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Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade na xilogravura. O relevo da impressão servindo também para o tato. Como aproveitar técnicas milenares para facilitar questões atuais de inclusão à pessoas com deficiência visual. Veja tudo isso em https://ricardoshimosakai.com.br/a-acessibilidade-na-xilogravura/

#pracegover #pratodosverem Ricardo Shimosakai está sentado em sua cadeira de rodas, ao lado de uma matriz de madeira de xilogravura, sua impressão em papel, ambas penduradas em uma parede de cor laranja

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¡La discapacidad no tiene edad! Existe la idea errónea de que solo las personas mayores necesitan apoyo de movilidad. Pero hoy en día hay muchos jóvenes usando bastones, andadores o sillas de ruedas. La mayoría de las veces se debe a una enfermedad que puede afectar a personas de todas las edades.
Ardra, Lisa y Kelly son tres mujeres jóvenes notables que bloguean sobre su vida con una enfermedad crónica como la esclerosis múltiple (EM), el Síndrome de Ehlers Danlos (EDS) y la Ataxia de Friedreich (FA). Comparten momentos difíciles pero también hermosos, lo que dicen las personas y cómo reaccionan ante su discapacidad o lo que los mantiene en marcha, tanto en sentido figurado como literal. ¡Las ganas de vivir es su motivación... por dura que a veces sea la situación!
Como hay cosas que para ellas son más complicadas de hacer, compartir sus experiencias las ofrece una salida de escape. ¡Y las tres pueden escribir! Conócelas y lee sus comentarios sobre como Rollz Motion les ayuda a conseguir sus objetivos personales. ¡Toda una lección de superación personal! https://rollzing.com/la-discapacidad-no-tiene-edad/ #esclerosiseme #accesibilidaduniversal #enfermedadesneurológicas #enfermedadesneuromusculares #esclerosismultiple #esclerosismúltiple #esclerosislateralamiotrofica #unadecadamil #ictus #fibromialgia #distrofiamuscular #miasteniagravis #ms #artritisreumatoide #parkinson #ehlersdanlossyndrome #espinabifida #encefalomielitismialgica #ataxiadefriedreich #fisioterapiadeportiva #rehabilitacion #movilidadreducida #turismoinclusivo #viajarconsilladeruedas #turismoadaptado #turismoaccesible #rollz #rollzmotion
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Como você se saiu no desafio de hoje?

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Sob o comando do presidente jairmessiasbolsonaro, o Governo Federal publicou ontem, dia 04, o Decreto 11.063/22, que regulamenta a Lei 14.287, para estabelecer os critérios e os requisitos para a compra de veículos por pessoas surdas e com deficiência.

Parabenizo, em conjunto, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, claudiopanoeiro, pelo excelente trabalho realizado.

O limite para a compra passou de R$70.000,00 para R$200.000,00.

Parabéns, presidente, por mais uma vez comprovar o seu compromisso com a acessibilidade e inclusão de todos os brasileiros.

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Valeu João Vitor, esse sorrisão 😃 diz tudo. Sua G2 ♿️da smartcadeiraderodas ficou lindona 💙 👊💥

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#paratodosverem O João Vitor está sentado em sua cadeira de rodas novas, uma G2 da Smart. A cadeira de rodas é branca com garfos dianteiros azuis. Ele está de moletom escuros, calça jeans e tênis. Ele usa óculos e tem os cabelos escuros e curtos também. O sorriso do João se destaca na foto! Ele está na nossa loja da Mobility, ao fundo temos uma parede amarela e uma cadeira em cima de um púlpito com luz azul, clareando o chão. E uma porta branca, estilo colonial com vidros.
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Muita adrenalina de BONDADE entre Motociclistas com seus cavalos de aço e seus Garupas PRA LÁ DE ESPECIAIS…

Edição Daniel Brito
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