Agenda Cultural de Viana do Castelo passa a ser distribuida em braille
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a disponibilizar a agenda cultural mensal em Braille. A iniciativa, um objetivo da Equipa de Acessibilidades do Gabinete Cidade Saudável no âmbito do projeto “Informar com novo Olhar” e do Serviço Especial de Leitura da Biblioteca Municipal, permite aos invisuais o acesso a toda a informação disponibilizada pela Agenda Cultural que, por seu lado, adoptou em 2012 novo grafismo.
Assim, todas as informações relativas a atividades desportivas, exposições e eventos culturais estão disponíveis em edição Braille, sendo enviadas para associações como a ACAPO e disponibilizados na Câmara Municipal (Gabinete Cidade Saudável), no posto de turismo e na Biblioteca Municipal.
A iniciativa pretende assim democratizar o acesso à informação municipal, razão que esteve na base da criação do Serviço de Leitura Especial destinado a pessoas portadoras de deficiência visual na Biblioteca Municipal. Esta valência disponibiliza um computador com software específico para leitura de ecrã e reconhecimento de texto digitalizado.
Possui ainda um leitor autónomo e uma lupa electrónica, impressora e linha Braille e permite assim consultar fundos documentais, os jornais e a agenda cultural, por exemplo.
A Câmara Municipal está também a preparar a reconversão em Braille de várias brochuras informativas e turísticas de Viana do Castelo em 2012, estando já disponível em Braille como o Roteiro da Arquitetura, do qual a própria Biblioteca Municipal (desenhada por Álvaro Siza Vieira) é o principal ícone.
A agenda cultural pode ser consultada acessando a página da Câmara Municipal Viana do Castelo, e também é possível se cadastrar para receber uma newsletter automaticamente selecionando a opção agenda cultural.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4iKgs3NJ2ZU]
Fonte: Correio do Minho
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
0 comentários