Aeroporto de Congonhas recebe projeto Cinema para Cegos
O Aeroporto de São Paulo/Congonhas recebe até dia 4 de setembro o projeto “Cinema para Cegos”, em parceria entre a Infraero e a Organização Não Governamental Toque do Saber. O projeto, que tem como objetivo promover inclusão social através da acessibilidade cultural para cegos e pessoas com visão reduzida, é uma ação integrada aos cursos de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida e de Libras, promovidos pela Infraero como parte da Política de Acessibilidade da empresa. O cinema, que exibe um documentário de 23 minutos sobre a natureza, está instalado no subsolo do aeroporto. A entrada é franca e aberta a visitantes, passageiros e funcionários do aeroporto.
Congonhas é o segundo aeroporto da Infraero a receber o projeto. O “Cinema para Cegos” foi montado pela primeira vez no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, no início de 2011, quando foi visitado por cerca de 5,5 mil pessoas. A ONG instalou todos os equipamentos em áreas cedidas pela Infraero.
A sala de exibição apresenta documentário de 23 minutos sobre a natureza e conta com um sistema de transmissão de som 3D com descrição binaural (forma de som que simula o efeito do som recebido nos ouvidos, utilizada para a gravação e reprodução de áudio com efeitos 3D). O ouvinte identifica a quantidade e a localização das fontes sonoras em um ambiente, transportando o público para o contexto do filme através do som.
“Este trabalho é importante tanto pela iniciativa de inclusão digital dos deficientes visuais quanto pela sensibilização às questões de acessibilidade que o projeto desperta nos visitantes em geral”, destacou a superintendente do Aeroporto de Congonhas, Eliana Akemi.
Outras informações sobre o Cinema para Cegos podem ser obtidas pelo telefone (11) 5090-9000.
Fonte: Infraero http://www.infraero.gov.br
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários