Acessibilidade na Hotelaria. Hospedagem para todos.
* Este texto foi escrito para o Diário do Turismo, na divisão MIX, e subseção Artigos de Ricardo Shimosakai. Disponível em: <http://www.diariodoturismo.com.br>. São Paulo, 23 de fevereiro de 2009.
A acessibilidade na hotelaria ainda é aplicada em baixa escala, na maior parte em grandes redes de hotéis, e mesmo assim atendendo somente as necessidades mais básicas. Leis e normas estipulam que pelo menos 5% dos quartos devem ser acessíveis e localizados em rotas acessíveis. A legislação é ainda mais abrangente, dizendo que em hotéis, motéis, pousadas e similares, os auditórios, salas de convenções, salas de ginástica, piscinas e restaurantes, entre outros, também devem ser acessíveis.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, elaborado pela Organização das Nações Unidas, cita “Nada sobre nós, sem nós”, ou seja, nada sobre as pessoas com deficiência, sem as pessoas com deficiência. Para tratar de assuntos que envolvem as pessoas com deficiências, nada melhor do que ter a participação das próprias pessoas com deficiência. Muitas falhas acontecem em toda a parte, inclusive no mercado hoteleiro por não ter a visão e decisão das pessoas que realmente vivenciam os problemas. Seguindo esse lema, além de ter um resultado mais eficiente, estará praticando um ato de inclusão, chamando essas pessoas ao mercado de trabalho, e será reconhecido perante a sociedade.
Não existe nenhum critério ou norma que regule a utilização do símbolo internacional de acessibilidade para identificar estabelecimentos e serviços acessíveis, e dessa maneira ele perdeu sua credibilidade, principalmente no Brasil. Também na classificação de estrelas nos hotéis, as questões de acessibilidade não tem um peso muito grande, e por isso não é difícil encontrar hotéis 5 estrelas que não são acessíveis..
Muitos hoteleiros interpretam a adaptação do seu meio de hospedagem como um gasto. Porém, já visitei diversos hotéis em que somente uma pequena modificação na disposição dos móveis, já resolvia um grande problema de acesso. Geralmente as adaptações são criadas para gerar facilidades à pessoas com deficiência, mas que muitas vezes agradam a todas as pessoas. Uma rampa ao invés de uma escada, com certeza também será bem mais confortável para idosos, gestantes, carrinhos de bebês, crianças, malas com rodinhas e até mesmo pessoas com mobilidades reduzidas temporárias, como um pé engessado.
O que fazer quando uma pessoa surda fizer um pedido à recepção um serviço de despertador? Neste caso telefonar ou bater à porta não resolvem a situação. Como um cego pode identificar uma lata de suco de um refrigerante no frigobar do quarto? Se não houver alguma sinalização tátil, é praticamente impossível diferenciar. De que forma um cadeirante pode diminuir a temperatura do chuveiro que está no calor máximo? A maioria dos chuveiros tem o controle de temperatura num local inacessível a muitas pessoas, não só a cadeirantes. São situações muito pitorescas, que são muito comuns de se encontrar em um ambiente hoteleiro. Não é somente o quarto que deve estar adequado, mas também todos os serviços que o hotel oferece. Será que o animador de seu hotel sabe promover atividades de lazer que incluam pessoas com deficiência, e até estimular elas a praticá-las? O Concierge ou Guest Relations estão bem informados para indicar locais e serviços realmente adaptados?
A hospitalidade apesar de não eliminar os problemas de acessibilidade, serve para amenizá-los bastante. Mas para isso é preciso estar bem preparado, pois as necessidades de uma pessoa com deficiência, algumas vezes são especificas para cada tipo de deficiência e pessoa. Empurrar uma pessoa de cadeira de rodas por uma rampa nem sempre é encarado como uma ajuda, por isso é preciso sensibilidade para compreender as necessidades da pessoa com deficiência, e sabedoria para como atendê-la da melhor forma.
Um hotel fazenda do interior de São Paulo fez um grande investimento na adaptação de suas instalações e treinamento de seus funcionários, tendo como resultado um incremento de até 45% na taxa de ocupação mensal, onde as pessoas com deficiência já representam 8%. O proprietário disse que em 2007, recebia uma média de 20 pessoas com deficiência por mês, sendo que não havia aplicado nenhuma ação de marketing.
Tudo isso é conseqüência de um trabalho bem feito, encarado como um investimento ao invés de uma despesa, e também não uma ação social, mas como uma estratégia para conquistar este segmento de mercado emergente.
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
12 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Nossa, esse aumento no hotel fazenda me impressionou, nunca vejo dados sobre isso, mas procuro muito pois serve de estímulo para os hotéis que precisam se adaptar e é o que minha pesquisa pretende mostrar. Acessibilidade na hotelaria é urgente!
A falta de acessibilidade na hotelaria é um dos maiores problemas do turismo. Porém se bem trabalhado pode também ser uma grande fonte de renda, além de ser uma obrigação dos estabelecimentos
Boa tarde Ricardo,
Que gracinha de banheiro hem! Você tem alguma relação de hoteis adaptados no Brasil para que eu possa divulgar?
Rute Elias
RAE Turismo & Companhia
(31) 3588-0706 / 8817-2400 / 9333-5278
http://ruteae.wordpress.com/
A Turismo Adaptado tem catalogado hotéis com acessibilidade, e pretende criar uma certificação para acessibilidade na hotelaria. Porém essa relação não está disponpivel ao público, afinal isso é material de trabalho, pois somos uma agência de viagens e oferecer hotéis acessíveis é um de nossos diferenciais.
Estamos construindo suíte adaptada, a ser inaugurada em 2011. Sugestões serão muito bem vindas, além das normas que podemos encontrar disponíveis.
Ivone
Olá Ivone,
A acessibilidade na hotelaria precisa ser melhor trabalhada. Gostaria de conhecer pessoalmente a Pousada Quinta das Amoreiras para formar um conceito, e trabalhar a acessibilidade no local. Algumas indicações contidas em norma estão ultrapassadas e não atendem de forma adequada. Implantar acessibilidade de forma correta e obter retorno é um processo, e não algo simples como apertar um botão. Entrem em contato conosco para conhecerem nossas propostas.
Ola,
Estou cursando o 5º período de turismo e começo a elaborar o meu TCC e o projeto é sobre a acessibilidade na hotelaria, como posso desenvolver melhor essa questao? teria como me fornecerem algum material para o meu projeto seria de grande ajuda?
Taciana
Olá Taciana,
Eu elaborei um livro digital chamado “Acessibilidade e inclusão no turismo”, um DVD com artigos, fotos, leis, vídeos, normas, trabalhos, apresentações, reportagens e diversos outros materiais sobre o assunto. Após a confirmação do depósito for reconhecido em conta, o material será enviado pelo correio. Nesse material muitas de suas dúvidas já podem ter uma resposta, mas se mesmo assim elas persistirem, podem entrar em contato comigo que eu lhes orientarei. Se quiser adquiri-lo, veja mais informações no link a seguir.
https://ricardoshimosakai.com.br/2010/07/08/livro-digital-%e2%80%9cacessibilidade-e-inclusao-no-turismo%e2%80%9d/
Também para um conhecimento mais prático e profundo, em março estará acontecendo o curso “Acessibilidade e inclusão aplicadas ao lazer e turismo” ministrado pela Turismo Adaptado e a Duca Acessibilidade. Acontecerá em São Paulo, terá oportunidade para tirar suas dúvidas em tempo real, aplicar os conhecimentos adquiridos nos exercícios que serão ministrados, e será fornecido material para estudo, como o livro digital mencionado acima entre outros materiais. Também será feita uma visita técnica, enfim algo bastante completo para um curso rápido.
Beijos
OLÁ, ESTOU NO ULTIMO ANO DE HOTELARIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL-MA E O TEMA DA MINHA MONOGRAFIA É ACESSIBILIDADE NO MEIO DE HOSPEDAGEM, O PROBLEMA ERA , QUE NÃO SABIA COMO COMEÇAR MINHA PESQUISA NEM MEU QUESTIONÁRIO ATÉ ENCONTRAR ESSA PAGINA , QUE ME AJUDOU MUUUUUUITO.
GOSTARIA DE PEDIR SUA PERMISSÃO PARA CITAR ALGUMAS PARTES NA MINHA MONO E TAMBÉM VOCÊ PODERIA ME ENVIAR ALGUM MATERIAL SOBRE ACESSIBILIDADE NO MEIO DE HOSPEDAGEM
DESDE DE JÁ PARABÉNS E OBRIGADA .
Para você realizar uma monografia, é preciso ter mais embasamento sobre o tema. Antes de chegar até a acessibilidade em meios de hospedagem, você deve falar sobre conceitos de acessibilidade, das pessoas com deficiência, as obrigações e direitos e muita coisa mais. Eu elaborei um livro digital chamado “Acessibilidade e inclusão no turismo”, um DVD com artigos, fotos, leis, vídeos, normas, trabalhos, apresentações, reportagens e diversos outros materiais sobre o assunto. Após a confirmação do depósito for reconhecido em conta, o material será enviado pelo correio. Nesse material muitas de suas dúvidas já podem ter uma resposta, mas se mesmo assim elas persistirem, podem entrar em contato comigo que eu lhes orientarei. Se quiser adquiri-lo, veja mais informações no link a seguir.
https://ricardoshimosakai.com.br/2010/07/08/livro-digital-%e2%80%9cacessibilidade-e-inclusao-no-turismo%e2%80%9d/
Olá, me chamo Rosane e estou concluindo meu curso em hotelaria o tema da minha mono é acessibilidade em meio de hospedagem , gostaria de saber como faço para comprar seu livro? e você tem outros livros que possa indicar?
Obrigada.
Olá Roseane, as instruções para a compra do livro digital “Acessibilidade e Inclusão no Turismo” são passadas através do email [email protected]. Faça sua solicitação, e assim daremos prosseguimento. Obrigado.