Acessibilidade mão de vaca. Numa descrição básica, a acessibilidade são as condições oferecidas para que se possa ir e vir com autonomia. Para quem não tem experiência, a norma NBR 9050 coloca medidas mínimas e máximas, para dar um parâmetro da acessibilidade ideal, aquela que consegue atender ao maior número de pessoas. Mesmo com as métricas e números de referência claros, ainda há muita gente que produz uma acessibilidade mão de vaca. No Curso Online Acessibilidade e Inclusão, eu mostro como praticar uma acessibilidade funcional, que tem foco no resultado satisfatório.

Para quem não conhece, apesar de ser uma expressão bastante popular, “mão de vaca” faz referência à pata da vaca que é fechada, como a mão do sovina, do pão-duro, aquele que não quer gastar dinheiro. Então acessibilidade mão de vaca é aquele que quer economizar para fazer a acessibilidade, e com isso, provavelmente deixa o serviço insatisfatório. Empresários de sucesso enxergam como investimento, o que os mão de vaca enxergam como gasto. Sempre sou contratado para prestar consultoria em acessibilidade, e o perfil dos clientes, sempre são aqueles que enxergam a acessibilidade como algo importante e que deve ser feita sob a orientação de um profissional.

Acessibilidade mão de vaca

Um exemplo que eu sempre cito em minhas palestras, como um bom exemplo de acessibilidade mão de vaca para os surdos, é a resistência da indústria cinematográfica em colocar legendas em filmes nacionais. Já pararam pra pensar que, filmes em língua estrangeira, tem opções de dublados ou legendados, mas os falados em língua portuguesa, não precisam de dublagem e não tem legenda. Mas muitos surdos são alfabetizados e conseguem ler, então a legenda é essencial. E colocar uma legenda não é tão difícil e nem tão caro, então por que não existe filmes nacionais com legenda? Porque a indústria cinematográfica é mão de vaca, pois eles sabem do problema e da solução!

O banheiro em avião é um local minúsculo, para todas as pessoas. Nos voos nacionais, não há como uma pessoa que não consegue andar, utilizar o banheiro. Pode ser inviável também para pessoas obesas. Nos voos internacionais, isso já é possível com alguns auxílios da tripulação à bordo, e por ter uma estrutura da aeronave, mesmo que não seja das melhores. É claro que mesmo tendo condições, a tripulação precisa ter um treinamento, pois já passei dificuldades nessas situações, porque a tripulação não sabia lidar com o meu caso.

É possível ter um banheiro com medidas mínimas para acessibilidade, tanto em aeronaves de voo nacional ou internacional, não há nenhuma norma que impeça isso. Então por que a acessibilidade dos banheiros em aeronaves é tão ruim ou inexistente? É porque a indústria aeronáutica é adepta à acessibilidade mão de vaca e não quer gastar dinheiro com isso. Eles preferem colocar o maior número de poltronas possível para conseguir o maior número de passageiros, nem que para isso o conforto possa ser colocado em jogo.

No vídeo abaixo, eu mostro na prática, um exemplo da acessibilidade mão de vaca encontrada em São Luís do Maranhão, na região do Monumento dos Pescadores, um dos atrativos turísticos da cidade. Além do monumento em si, há uma outra parte com quiosques, que é acessada por uma rampa na bifurcação da calçada. O problema é que para subir na calçada, também é preciso de uma rampa de acesso, e no local existe uma única rampa com largura abaixo do exigido. É claramente uma rampa para acessibilidade, mas com uma largura tão pequena, não é toda cadeira de rodas que conseguirá passar por ela.

A minha cadeira de rodas tem uma largura mediana, e passou pela rampa com muito cuidado para não cair pelas laterais. Geralmente eu pego impulso para subir a rampa, e não pude fazer isso, pois seria um risco. As rodas ficaram a centímetros da borda. Era uma rampa feita de cimento, então qual o problema de fazer uma rampa mais larga, e diga-se de passagem, com uma inclinação melhor? Acredito que seja por falta de conhecimento também, mas mesmo alguém que não seja um expert, pode ter noção que aquela rampa é muito estreita para uma cadeira de rodas. Praticamente não daria mais trabalho e não aumentaria significativamente o custo da obra. Por isso considerei esse episódio como uma acessibilidade mão de vaca.

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