
Acessibilidade foi um tema bastante abordado no 2º Encontro Paulista de Museus
A Secretaria da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus SISEM-SP, realizou, entre os dias 22 e 24 de junho, o 2º Encontro Paulista de Museus no Memorial da America Latina, em São Paulo. O Encontro reuniu 29 palestrantes, sob o tema “Ser Diferente: Fazer Diferença“. O público teve presença de aproximadamente mil pessoas, e pela primeira vez, Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura tiveram uma programação paralela para discutir a importância de políticas públicas na área, parcerias em investimentos e leis de incentivo.
Criado em 2009 por causa da necessidade de se discutir as questões referentes à área museológica, o evento tem o objetivo de promover o fortalecimento dos museus. Nesta edição, serão mostradas as mudanças e o crescimento da atividade em São Paulo, a partir das medidas adotadas no Encontro do ano passado, com a implantação dos polos regionais do SISEM-SP.
O papel social dos museus foi o enfoque da discussão no último dia que proporcionará um intercâmbio de experiências bem-sucedidas na relação museu-comunidade. Nesse debate, representantes de instituições da Colômbia e do Brasil apresentaram seus casos de sucesso. No debate seguinte, a imagem dos museus será discutida a partir da percepção de profissionais da imprensa ou de patrocinadores. Ao final do Encontro, houve uma reunião de propostas paulistas para o 4° Fórum Nacional de Museus, que será realizado de 12 a 17 de julho em Brasília.
A Turismo Adaptado juntamente com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo sugeriu que todos os projetos tivessem a questão da acessibilidade como um item obrigatório, e que estes fossem acompanhados por técnicos com conhecimento específico na acessibilidade e inclusão. Participantes pediram que houvesse um suporte a museus já existentes, para que a acessibilidade fosse implantada de forma adequada. E finalmente, outra proposta de se elaborar um evento específico sobre acessibilidade em museus, para que estas informações fossem transmitidas de uma forma mais prática. A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo já concordou em realizar esse evento, em conjunto com a Turismo Adaptado.
veja o site do evento http://www.metodoeventos.com.br/encontrodemuseus/
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Artigos relacionados
Acessibilidade no transporte aéreo. Atualização das regras.
Acessibilidade no transporte aéreo. Revisão da Resolução nº 280/2013 da ANAC através de consulta e audiência pública.
Inclusão no filme Wicked. Atriz cadeirante chama a atenção.
Inclusão no filme Wicked. Marissa Bode é uma atriz com deficiência na vida real, e sua deficiência não foi um impedimento para a atuação.
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro
Diretrizes da ANPTUR para o Turismo Brasileiro. Acessibilidade é um dos capítulos desse importante guia orientador para o turismo.
0 comentários