Acessibilidade faz parte do Museu Casa de Portinari em Brodowski
Instalado na casa onde o grande pintor brasileiro Candido Portinari viveu sua infância e juventude, o Museu abriga importantes obras do artista, objetos pessoais, documentos e muitos outros ítens, fragmentos de sua vida. O Museu Casa de Portinari pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura no interior, administrado em convênio com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari). O acervo artístico do Museu Casa de Portinari é constituído por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Pode-se considerar a casa propriamente dita como acervo, por conter em suas paredes pinturas do artista e, paralelamente, por apresentar muitas informações sobre a vida de Portinari no contexto histórico e social de sua época.
O Museu Casa de Portinari iniciou o trabalho de acessibilidade para públicos especiais no início dos anos 80, época em que a instituição passou a receber visitas de pacientes do hospital psiquiátrico de Brodowski, de alunos de classes especiais das escolas municipais, estaduais e das APAEs (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da região, do colégio de educação especial Egidyo Pedreschi e de pacientes da Clínica de Psiquiatria e Dependentes Químicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além de grupos de terceira idade e outras instituições afins.
Em 2006, por meio do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) da Pinacoteca do Estado, com o apoio da Visa do Brasil, o Museu Casa de Portinari intensificou suas ações de acessibilidade.
Atualmente o Museu oferece ao público com deficiência física, sensorial ou mental os seguintes recursos:
- visitas monitoradas (público em geral);
- acessos adaptados;
- vagas identificadas para deficientes físicos na praça Candido Portinari, em frente ao museu (não há estacionamento próprio);
- cadeiras de rodas, andador e bengala;
- textos informativos em tinta e braile;
- audioguia* e DVD em Libras com a apresentação do museu para deficiente visual;
- maquete tátil com a arquitetura do museu;
- réplicas táteis de obras bi e tridimensionais;
- réplicas táteis de móveis e ambientes;
- jogos, quebra-cabeças e detalhes de obras.
* O DVD em Libras foi elaborado em parceria com a Associação de Surdos de Ribeirão Preto e possibilita uma grande autonomia do deficiente auditivo durante sua visita
Orientações aos cadeirantes
As cadeiras de rodas do museu serão disponibilizadas aos visitantes que apresentarem necessidade de sua utilização. A instituição pede aos proprietários de equipamento próprio que os utilizem, dando preferência de uso das cadeiras de rodas disponibilizadas pelo museu aos visitantes que não tenham o equipamento. As visitas educativas são disponibilizadas apenas para grupos pré-agendados, que devem entrar em contato com o museu pelo telefone (16) 3664-4284, de terça a domingo, das 9h às 17h.
Localização e Expediente
O Museu Casa de Portinari fica na cidade de Brodowski, interior paulista, a aproximadamente 330km da capital. O principal acesso é pela Rodovia Candido Portinari, entre Ribeirão Preto (23km) e Batatais (12km), no seguinte endereço:
Praça Candido Portinari, nº 298 – centro
14340-000 Brodowski – SP
(16) 3664-4284
Visitação pública
De terça a domingo, das 9 às 17h
Agendamento de grupos e excursões
Pelo telefone (16) 3664-4284, de terça a domingo, das 9 às 17h
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KVw5HVYAf7A]
Fonte: Museu Casa de Portinari
Compartilhe
Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
4 Comentários
Enviar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Artigos relacionados
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
Paralimpíada de Paris 2024. A deficiência não é um limite.
Paralimpíada de Paris 2024. A cidade luz sedia o maior evento esportivo do mundo para as pessoas com deficiência.
Bela matéria Ricardo, já divulgado e o Museu casa de Portinari é um parceiro nosso onde inclusive estamos com uma exposição com poemas do Artista na Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Um abraço inclusivo.
Ainda quero me organizar para conhecer pessoalmente o local. Se a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência apoiar, tenho planos em fazer um trabalho para explorar o turismo acessível nas cidades do interior paulista.
Olá Ricardo,
A matéria está ótima, já tivemos o prazer de expor obras da ACAM Portinari no Memorial da Inclusão. Foi ótimo!!! Voce já fez sua proposta para a Secretaria?
Abraços.
Olá Elza,
minha proposta seria algo muito legal, mas ando muito desconfiado em relação à Secretaria. O departamento de esportes da secretaria me chamou para ajudar a organizar o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, mas parece que sugaram minhas idéias e agora estão me deixando de lado para pegar todo o crédito a vocês. Espero estar extremamente enganado, mas pelas demonstrações que tive na Reatech, é isso que está acontecendo. Então, posso até fazer algo junto com a secretaria, mas terá que ser com muito cuidado e de forma bem clara e registrada, para que eu não possa me sentir enganado novamente.