Acessibilidade faz parte do Museu Casa de Portinari em Brodowski

por | 26 maio, 2011 | Turismo Adaptado | 4 Comentários

Instalado na casa onde o grande pintor brasileiro Candido Portinari viveu sua infância e juventude, o Museu abriga importantes obras do artista, objetos pessoais, documentos e muitos outros ítens, fragmentos de sua vida. O Museu Casa de Portinari pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura no interior, administrado em convênio com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari). O acervo artístico do Museu Casa de Portinari é constituído por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Pode-se considerar a casa propriamente dita como acervo, por conter em suas paredes pinturas do artista e, paralelamente, por apresentar muitas informações sobre a vida de Portinari no contexto histórico e social de sua época.

O Museu Casa de Portinari iniciou o trabalho de acessibilidade para públicos especiais no início dos anos 80, época em que a instituição passou a receber visitas de pacientes do hospital psiquiátrico de Brodowski, de alunos de classes especiais das escolas municipais, estaduais e das APAEs (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da região, do colégio de educação especial Egidyo Pedreschi e de pacientes da Clínica de Psiquiatria e Dependentes Químicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, além de grupos de terceira idade e outras instituições afins.

Em 2006, por meio do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) da Pinacoteca do Estado, com o apoio da Visa do Brasil, o Museu Casa de Portinari intensificou suas ações de acessibilidade.

Atualmente o Museu  oferece ao público com deficiência física, sensorial ou mental os seguintes recursos:

  • visitas monitoradas (público em geral);
  • acessos adaptados;
  • vagas identificadas para deficientes físicos na praça Candido Portinari, em frente ao museu (não há estacionamento próprio);
  • cadeiras de rodas, andador e bengala;
  • textos informativos em tinta e braile;
  • audioguia* e DVD em Libras com a apresentação do museu para deficiente visual;
  • maquete tátil com a arquitetura do museu;
  • réplicas táteis de obras bi e tridimensionais;
  • réplicas táteis de móveis e ambientes;
  • jogos, quebra-cabeças e detalhes de obras.

* O DVD em Libras foi elaborado em parceria com a Associação de Surdos de Ribeirão Preto e possibilita uma grande autonomia do deficiente auditivo durante sua visita

Orientações aos cadeirantes
As cadeiras de rodas do museu serão disponibilizadas aos visitantes que apresentarem necessidade de sua utilização. A instituição pede aos proprietários de equipamento próprio que os utilizem, dando preferência de uso das cadeiras de rodas disponibilizadas pelo museu aos visitantes que não tenham o equipamento. As visitas educativas são disponibilizadas apenas para grupos pré-agendados, que devem entrar em contato com o museu pelo telefone (16) 3664-4284, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Localização e Expediente
O Museu Casa de Portinari fica na cidade de Brodowski, interior paulista, a aproximadamente 330km da capital. O principal acesso é pela Rodovia Candido Portinari, entre Ribeirão Preto (23km) e Batatais (12km), no seguinte endereço:

Praça Candido Portinari, nº 298 – centro
14340-000  Brodowski – SP
(16) 3664-4284

Visitação pública
De terça a domingo, das 9 às 17h

Agendamento de grupos e excursões
Pelo telefone (16) 3664-4284, de terça a domingo, das 9 às 17h

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KVw5HVYAf7A]

Fonte: Museu Casa de Portinari

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

4 Comentários

  1. jeffcelophane

    Bela matéria Ricardo, já divulgado e o Museu casa de Portinari é um parceiro nosso onde inclusive estamos com uma exposição com poemas do Artista na Feira do Livro de Ribeirão Preto.
    Um abraço inclusivo.

    • Ricardo Shimosakai

      Ainda quero me organizar para conhecer pessoalmente o local. Se a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência apoiar, tenho planos em fazer um trabalho para explorar o turismo acessível nas cidades do interior paulista.

  2. Elza Ambrósio

    Olá Ricardo,
    A matéria está ótima, já tivemos o prazer de expor obras da ACAM Portinari no Memorial da Inclusão. Foi ótimo!!! Voce já fez sua proposta para a Secretaria?

    Abraços.

    • Ricardo Shimosakai

      Olá Elza,
      minha proposta seria algo muito legal, mas ando muito desconfiado em relação à Secretaria. O departamento de esportes da secretaria me chamou para ajudar a organizar o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, mas parece que sugaram minhas idéias e agora estão me deixando de lado para pegar todo o crédito a vocês. Espero estar extremamente enganado, mas pelas demonstrações que tive na Reatech, é isso que está acontecendo. Então, posso até fazer algo junto com a secretaria, mas terá que ser com muito cuidado e de forma bem clara e registrada, para que eu não possa me sentir enganado novamente.

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });