Acessibilidade e inclusão em shows interativos. Fuerza Bruta é incrível.
Condições como espaços e rampas devem ser fornecidos no local, mas é muito difícil controlar o comportamento do público. Então na adrenalina da apresentação, alguns querem pular na sua frente para ver e participar, mas também outros irão perceber sua dificuldade e lhe dar espaço. Em certos casos é bom dar uma cutucada ou chamar a atenção, pois as pessoas podem não perceber sua presença.
No Fuerza Bruta haviam rampas de acesso para o palco onde essa parte do vídeo está sendo mostrada. Eles baixam um pano, com um jogo incrível de sons e luzes. Como o espetáculo envolve diferentes sensações, pessoas cegas conseguem se divertir com o som, e pessoas surdas se divertem com as luzes e até com a vibração.
Penso que ainda falta trabalhar melhor as informações, numa prévia para dar segurança ao espectador com deficiência. É claro que não se deve dar um spoiler, e a surpresa é um dos atrativos do espetáculo. Mas a organização deste evento podia fazer alguma coisa semelhante ao que eu fiz aqui, e dar orientações básicas sobre acessibilidade. A acessibilidade sem informação é como um paraíso secreto, que as pessoas não usufruem por não saber que existe.
Compartilhe
Siga-nos!
Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista.
Teleton AACD. A pessoa com deficiência como protagonista. Uma iniciativa internacional abraçada pelo SBT no Brasil.
Acessibilidade no ESG. Equipotel aborda o tema para o turismo.
Acessibilidade no ESG, para o mercado do turismo. Equipotel aborda a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Morte Sobre Rodas. Filme inclusivo foi candidato ao Oscar.
Morte Sobre Rodas. Dois protagonistas do filme, são pessoas com deficiência, um usuário de cadeira de rodas e outro com paralisia cerebral.
0 comentários